Novo Seat Mii Electric
O primeiro SEAT 100% elétrico
Enquanto não chega o fenomenal Cupra Tavascan, a Seat decidiu começar a sua ofensiva eléctrica com algo mais singelo: o Mii Electric. Singelo, porque é um pequeno citadino com 83 cavalos, mas não é por isso que não tem o que é preciso para a “selva de cimento”. 212 newtons de binário que o permitem acelerar até aos 50 à hora nuns escassos 3,9 segundos. Quem lê assim de repente ainda acha que estamos na presença de um desportivo. Não estamos, mas eu diria que se bate com os melhores, até porque demora 3,9 segundos a atingir a velocidade máxima permitida dentro das localidades. Por isso não está nada mal, não! Semáforos, cruzamentos, saídas de garagem em salto, fá-las todas. E se agora lhe juntarmos mais este número, está feita a receita para um citadino de excelência: 358 quilómetros de autonomia em cidade, em ciclo WLTP. Não deverá fazer tanto, mas mesmo assim, para um carro tão pequeno e tão leve, com uma bagageira que vai quase até aos 1000 litros com os bancos rebatidos, é obra,
Conseguem carregar 80% da bateria em pouco menos de uma hora num carregador de 40kW DC e cerca de 4 num carregador normal. Não é o mais rápido mas a mim parece-me suficientemente rápido, tendo em conta que não é para grandes viagens. Mas também as pode fazer, se quiseres. Velocidade máxima de 130 km/h e uma autonomia combinada em torno dos 260km. Ou seja, dá para ir de Lisboa a Coimbra nas calmas, ou por exemplo para ir visitar a Costa Vicentina sem qualquer preocupação. Isto num carro que deverá ser usado 90% do seu tempo em cidade.
Para Portugal ainda não há preços, mas deverá ser similar a um modelo igual com motor a combustão. Também deverá haver possibilidade de contratos de leasing para se usufruir do carro sem qualquer preocupação, sem ser a de o carregar e andar. Gostava de ter um destes para Mii.