Novo Land Rover Defender 90 já está à venda!
O descendente do famoso Land Rover Defender 110, de 5 portas, foi um sucesso. Depois dele, segue-se o novo 90, de três portas. As primeiras unidades do 110 estão quase a chegar aos seus compradores e as do 90 deverão chegar por volta do início do outono. A versão plug-in, híbrida, deverá demorar um pouco mais.
É indiscutível o sucesso que o Defender teve desde a sua “criação” em 83 – está para breve um artigo aqui na Garagem acerca daquele que é considerado por muitos como o melhor Land Rover de sempre – e mudança de nome para Defender em 1990. O sucessor dos fantásticos “Series” foi, desde então, sinónimo de fiabilidade e robustez para aqueles que ou já não se lembravam dos “Series” ou que não os conheciam; algo difícil, uma vez que os Land Rover estavam em todo o lado, desde veículos governamentais a provas todo-o-terreno. São o carro de eleição para quem quer algo fiável, robusto e que aguente tudo. Talvez o único concorrente que tenha seja a Toyota Hilux, que, se alguém duvidava, teve a sua prova de fogo às mãos do antigo trio do Top Gear, que a levaram ao limite, e ela acordou de todas as vezes (vale a pena rever essa magnífica peça de televisão que deve andar pelo YouTube, de certeza). Mas o que faltava à Hilux, o Land Rover tinha para dar e vender: pedigree. Muito.
Aparece em 1948 e rapidamente ascende ao olimpo dos carros “pau para toda a obra”. Por aí ficaram por mais de 70 anos e nos dias de hoje, apesar de terem mais luxo do que nos primeiros tempos, continuam a oferecer a melhor solução para quem precisa de um carro para tudo. Literalmente. As variações que o Defender já teve são tantas que, mesmo nunca tendo visto, acredito que já alguém o tenha usado para lavrar a terra… e depois ir à ópera. Mas cheio de terra, porque quem tem um Defender tem orgulho. Classe, lama e orgulho.
Os motores vão desde os dois e três litros a gasolina, com 300 e 400 cavalos, respectivamente, ao dois litros, a gasóleo, com 200 ou 240 cavalos, todos com tração 4×4 e caixa automática.
Fica prometido o ensaio aqui na Garagem para quando nos for possível. Por agora, estão abertas as vendas para a versão de 90 polegadas entre eixos, a partir de 82 mil euros.