Skoda Felicia Kit Car: das humildes origens aos pódios no Campeonato do Mundo de Ralis
Estávamos em 1994 quando a Skoda lançou no mercado o simpático Felicia, o compacto com queria substituir o seu já antiquado e de linhas frias, Favorit. O Felicia foi o primeiro modelo da nova era da marca de Mladá Boleslav sob o comando alemão da Volkswagen. Para ele, lançado há já mais de 25 anos, foram desenvolvidos mais de 1000 novos componentes e, no total, a sua produção superou a marca de 1,4 milhões de unidades.
A gama Felicia incluiu, para além do mais comum hatchback, a versão familar station wagon designada por Combi, bem como uma pickup de trabalho e a sua respectiva versão Fun/Van Plus, com a sua inconfundível cor amarelo, uma versão que gozou até de algum sucesso em terras lusas. No entanto, a maior prova da versatilidade deste então novo Skoda chegou na forma de um fabuloso kit car com que a marca queria atacar a classe “2 litros” do campeonato mundial de ralis. Utilizou, numa primeira fase, motores 1.3 e 1.5 litros com potências entre 145 e 160 cavalos, tendo sido alvo de várias evoluções que o levariam aos mais de 170 cavalos do motor 1.6 litros com cabeça de 8 válvulas que também chegou a usar.
Antes dele, já o Favorit tinha dado cartas neste aspecto, sagrando-se campeão em 1994 nessa classe e também com motor 1.3 litros, uma cilindrada bem inferior às dos seus concorrentes mais directos. Assim, para a temporada seguinte, a estreia do Felicia Kit Car ficaria marcada não só pela grande ambição da equipa em repetir o feito, como também pela responsabilidade do novo carro em substituir o robusto Favorit. Embora o seu novo kit car tenha estado à altura do desafio, o título escapou à marca checa, relegando-a para o terceiro lugar final da temporada, atrás das francesas Peugeot e Renault.
Nas temporadas seguintes, em 1996 e 1997, o Felicia Kit Car acabou também por não conseguir atingir o tão desejado título, tendo este ficado entregue nos dois anos “à prima” SEAT com o seu Ibiza Kit Car. Apesar disso, o Felicia continuou a mostrar nas duras classificativas dos ralis toda a garra e competitividade da Skoda, tendo inclusivamente alcançado o terceiro lugar à geral e primeiro na sua classe no RAC Rally de 1996 na Grã-Bretanha com Stig Blomqvist ao volante. Nesse ano, o Felicia igualou o terceiro lugar final de 1995.
Já a época de 1997, o último ano de serviço oficial do Felicia, foi a sua mais bem sucedida e ficou marcada pelo segundo lugar final no campeonato do mundo, sendo depois substituído pelo Octavia Kit Car e, mais tarde, pela sua versão WRC. A divisão de competição da Skoda construiu quase 50 unidades do Felicia Kit Car, um “underdog” injustamente esquecido perante a forte e competente concorrência – sobre a forma de carros como o 306, Megane e Ibiza – mas que merece igualmente um lugar de destaque na históris dos ralis, em especial na espectacular e preenchida era dos gritantes kit car.
Fotos: Skoda