Volvo XC40 Mild Hybrid: o bom ficou melhor
Para começar quero desabafar uma coisa: sempre que ouço alguém dizer híbrido ligeiro parece que está a falar de uma dança latina e vou ter de começar a contar os passos. Mas neste cha cha cha automobilístico, perdoem-me o trocadilho, quem não dança fica para trás. Quando a Volvo fez o compromisso de electrificação da gama – que tem como objectivo chegar a 2025 com 1 milhão de viaturas electrificadas vendidas – anunciou que o Volvo XC40 Recharge seria o seu primeiro veículo 100% eléctrico. Chega em 2021 e com alguma expectativa. Não só pela qualidade que já sabemos que irá ter, mas também porque o know how acerca do assunto é algum. Os modelos híbridos plug-in da marca sueca são verdadeiras obras de arte carregadas de potência e a Polestar, que faz parte do grupo, sabe levá-los a outro patamar.
O primeiro – Polestar 1 – é uma verdadeira central eléctrica híbrida com 600 cavalos num motor 2 litros turbo e fibra de carbono em todo o lado num verdadeiro coupé cheio de elegância nórdica. O primeiro ainda foi híbrido. Os próximos já vão ser todos eléctricos.
Já na casa-mãe as coisas ainda não são totalmente assim. Ainda temos os “clássicos” a combustão, mas também temos já desde alguns anos os híbridos recarregáveis. O conhecido T8 Twin Engine de quase 400 cavalos, e agora também o T6 Recharge, com uns mais singelos 340. So far so good. Mas para quem ainda não quer os híbridos recarregáveis a Volvo também tem à disposição os híbridos ligeiros, ou em português mild hybrid. Aliás, na verdade já só o XC40 tem motores a gasolina sem auxílio eléctrico (os T2 e T3 com o motor de três cilindros de 1,5 litros).
Os híbridos ligeiros são os motores 2 litros a gasolina mas com um pequeno motor eléctrico de 48 volts que ajuda no arranque e quando se puxa o motor. Não ajuda muito, é certo, porque só tem 13 cavalos (o mesmo que uma mota 125cc por exemplo) mas é o suficiente para aumentar a eficiência em 15% e reduzir as emissões. Dá para aí meio litro de poupança, quase. Não é nada mau! Chamam-se B4 e B5, com potência de 190 cavalos e 247, respectivamente, ambas com caixa automática Geartronic de 8 velocidades, e variante de tracção integral.
O pequeno SUV XC40 já tem estes motores disponíveis com preços a começar por pouco mais de 46.000€.
Fotos: Volvo/Polestar