Top 3 dos motores de 3 cilindros de produção mais potentes do mundo
Pouca gente gosta de motores de 3 cilindros. Ou é do barulho, da “falta” de potência ou do pouco prestígio, a verdade é que há uns quantos que aqui na Garagem não nos importávamos de ter.
Desde o início da história dos motores de combustão interna que muitos inventores e fabricantes se deram ao trabalho de criar motores de vários cilindros, de vários combustíveis e de várias aplicações. Seja com um, apenas, como o Benz Patent-Motorwagen, o primeiro veículo projectado para ser movido a motor – ou automóvel – até ao absurdo motor de 48 cilindros de Simon Whitelock, que detém o recorde do Guiness para o motor com maior número de cilindros. Seja como for, a verdade é que o normal para a nossa época são motores de 4 cilindros, 6, 8, 10 ou 12, dependendo das pretensões e aspirações dos carros (e preços, convenhamos). Mas também os há com 3 – cada vez mais – e até com 2 ou 1. Mas é nos de 3 que nos vamos focar. Há várias listas de motores mais potentes, seja por contagem de cilindros ou de capacidade, mas nenhuma para os motores de 3 cilindros mais potentes. Até hoje. Eis o top 3 dos motores de 3 cilindros de produção mais potentes do mundo.
3º – Ford Fiesta ST
A Ford tem vindo a apostar em motores de 3 cilindros desde há muitos anos. O bastante conhecido – e bom – Ford EcoBoost de 1 litro com potências de 100, 125 ou 140 cavalos são fabulosos, mas o que entra para o top é o EcoBoost de 1.5 litros que equipa o pocket rocket da marca de Detroit: o Fiesta ST. São 200 cavalos e 290Nm de binário capazes de puxar (sim, porque tem motor e tracção dianteiros) este Fiesta dos 0 aos 100 em 6,5 segundos e atingir os 230km/h. Preço: 31.000€
Segue-nos no Instagram e fica a par do que andamos a fazer!
2º – Toyota GR Yaris
Um verdadeiro carro de rali para as entradas dos comuns mortais, mas que só é capaz de ser conduzido na sua plenitude por alguém com unhas de aço. As variantes T-Sport são coisas do passado e agora quem manda é a GR – Gazoo Racing, o departamento desportivo da Toyota. E nem vale a pena trazer para o barulho a TRD, porque isso são apenas versões de brincar, comparando com o que fazem os mestres da Gazoo Racing. Um 3 cilindros com 1.6 litros de cilindrada, turbo, com 261 cavalos de potência, tracção integral, um diferencial Torsen à frente e atrás e caixa manual. Valha-me deus! Preço: aproximadamente 50.000€
1º – Koenigsegg Gemera
Sim, passamos de um carro de cerca de 50 mil euros para o Koenigsegg Gemera, um carro com um preço antes de impostos – se bem que vai pagar pouco, espanta-te! – de…. não se sabe. Algures entre 1 e 1,5 milhões de euros. Ora, como disse, o Gemera vai pagar pouco de imposto, uma vez que a cilindrada do seu motor térmico, o único tributável, tem 2 litros de cilindrada. Isso mesmo! Um motor de 3 cilindros com 2 litros de cilindrada, twin turbo, capaz de produzir 600 cavalos! Agora junta-lhe os 3 motores eléctricos de 500 cavalos cada e a potência combinada ronda os 1700! Isto tudo, com emissões poluentes capazes de envergonhar um grupo de amigos depois de uma almoçarada de cozido à portuguesa. Ah, e 4 lugares confortáveis cheios de luxo. Preço: entre 1.000.000€ e 1.500.000€
E é isto! O top 3 dos motores de 3 cilindros de produção mais potentes do mundo. Eu cá não me importava nada de ter um deles. Um qualquer. Ah mas são tricilíndricos. Opá, cala-te!
Fotos: Oficiais