E se, afinal, a Citroën apontar ao Rallycross?
Se virmos em perspectiva, até nem é descabido. Das 4 marcas do Grupo PSA, a DS Automobiles está bem enraizada na Fórmula E, a Peugeot prepara um projecto para o Mundial de Resistência e a Opel apresentou, recentemente, um Corsa-e Rally. Sobrava, assim, a Citroën que saiu, no final de 2019, a nível oficial, do WRC, apenas se mantendo na disciplina através de estruturas semi-oficiais (ou semi-privadas) na categoria WRC2 (em breve ‘Rally 2’), com o híper-competitivo C3 R5.
Vem, por isso, o título desta peça a propósito porque a austríaca STARD – Stohl Advanced Research and Development acaba de apresentar ao mundo um Citroën C3 ERX. Trata-se da primeira proposta eléctrica feita com base numa viatura ‘R5’ de ralis, num processo de desenvolvimento que até contou com o apoio do departamento de competição da marca do double chevron. Isso mesmo, um C3 R5 para rallycross, um Mundial que a prima Peugeot conquistou como marca em 2015 e que própria Citroën contribuiu para o bi-campeonato de Pilotos alcançado por Petter Solberg, nas temporadas de 2014 e 2015, para além dos inúmeros ceptros alcançados no EuroRX – o Europeu – nas diferentes categorias a subdivisões da categoria!
Recorrendo, como base, a um chassis de um C3 R5 da Citroën Racing, nele integrou-se uma mecânica 100% eléctrica REVelution, concebida pela empresa gerida por Manfred Stohl, ele próprio ex-piloto de ralis, semelhante à que será usada na nova categoria ‘eRX2’, que substitui a anterior ‘RX2’ e que se correrá, a partir deste ano, em paralelo ao Campeonato do Mundo FIA de Rallycross.
O C3 ERX é proposta de tracção integral com 450 kW (613 cv) e 1002 Nm de binário instantâneo, obtidos a partir de 3 motores eléctricos, distribuídos aos dois eixos por uma transmissão de 2 velocidades, estimando-se uma velocidade máxima de 240 km/h. Cerca de 80% dos componentes do C3 R5 de ralis transitem para a nova máquina que até já conta com a necessária homologação por parte da FIA do seu patenteado sistema de baterias STARD EV, nomeadamente em termos de resistência a testes de elevado impacto.
A estreia do novo C3 ERX acontecerá em Holjes, na Suécia, no fim-de-semana de 22 e 23 de Agosto, na jornada inaugural do Mundial de Rallycross 2020, na “2020 Projekt E Series”, tendo sido anunciado nas últimas horas o piloto que estará ao volante: Mads Ostberg, piloto oficial da marca do double Chevron no WRC e WRC2.
Acrescente-se ainda que o C3 ERX, carro que para além de provas de rallycross, poderá ser usado em rampas, corridas citadinas ou ralis do tipo sprint, a nível nacional e internacional, vai ser disponibilizado a quem com ele queira competir, quer via STARD, quer pela Citroën Racing Shop, até já havendo um preço de referência: € 374.000.
STARD Fiesta ElectRX já vence!
Será também nesta prova sueca do World RX que a STARD irá mostrar em competição o STARD Ford Fiesta ElectRX, uma proposta também 4WD, com 450 kW (612 cv) e 1.100 Nm de binário, atingindo uma velocidade máxima de 240 km/h. Ao volante estará Ken Block, multi-facetado piloto norte-americano, conhecido pelo seu crescente número de “Gymkhanas”, exibições ultimamente realizadas com as mais diversas máquinas infernais de competição da Ford.
Mas foi em Kakucs, na Hungria, que este kit de rallycross fez a sua estreia em competições, adaptado ao projecto STARD Fiesta ElectRX, usando-se uma prova do campeonato local para as derradeiras certificações do conceito. Em luta directa com adversários e em clima real de corridas, foi o próprio Manfred Stohl quem deu ao conceito a primeira vitória de sempre, batendo na final o local Tamas Karai, num competitivo Audi S1 de motor a combustão.
O projecto STARD Fiesta ElectRX tem sido desenvolvido para ser o cavalo de batalha na novel categoria ‘eRX2’, pelo que este kit será comercializado junto dos pilotos privados que pretendem ascender ao escalão maior do World RX. Para o ano – assim a pandemia o deixe – deverão ser vários e as lutas serão, decerto, intensas…!
Fotos: Oficiais /STARD