Troféu KIA GT Cup está de volta
O troféu monomarca da KIA, o KIA GT Cup, volta esta ano às pistas de norte a sul de Portugal e, este ano, com uma prova no circuito espanhol de Jerez de La Frontera. Serão 5 eventos, com um total de 28 carros e 31 pilotos espalhados por 10 equipas.
O troféu
A época de um dos mais divertidos e bem sucedidos troféus da história da competição em Portugal começa em Portimão, no Autódromo Internacional do Algarve, nos dias 8 e 9 de Maio, e depois segue para o Circuito do Estoril (10 e 11 de Julho), Braga (11 e 12 de Setembro), vai ao circuito espanhol de Jerez de La Frontera (6 e 7 de Novembro), e regressa ao Estoril para o encerramento da época com a “Taça Kia” (11 e 12 de Dezembro).
O troféu KIA GT Cup estreou em 2018, através da iniciativa da Kia Portugal e da CRM Motorsport, e desde então tem sido um sucesso, com números crescentes de inscritos todos os anos. O seu objectivo é, através de custos reduzidos e controlados, facilitar a prática do desporto motorizado em Portugal. Para isso conta, não só, com três categorias – Pro, Club e Júnior – como, também, com dois modelos da marca sul-coreana. São eles o citadino Picanto e o familiar compacto Ceed.
Os carros
Naturalmente que, para além da emoção das provas e a perícia dos pilotos, o interesse recai sobre os carros pilotados. A ideia de um troféu monomarca é aumentar a emoção e diversão das provas retirando as variáveis carro, engenharia e orçamento da equação. Para isso, usa-se mesmo carro para toda a gente, ficando em jogo apenas a perícia do piloto, a capacidade das equipas técnicas e, também, a sorte.
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A versão do KIA Picanto que é utilizada é a GT, com um motor 1 litro, turbo, com 100 cavalos de origem. Através da admissão, electrónica e sistema de escape aumentam-na para 150 cavalos. Mas não fica por aqui. A segurança dos pilotos está assegurada por uma roll cage e o controlo e tracção melhorados através dos travões, suspensão e pneus. A caixa é a de origem. Uma manual de 5 velocidades. O peso total é de cerca de 960 kg.
No caso do Ceed, a versão utilizada é a mesma GT, de origem com um motor 1.6 litros, turbo, de 204 cavalos que sobe para 240 com algumas alterações similares ao Picanto. Ao nível da segurança e chassi recebe o mesmo tratamento mas os travões e caixa são melhorados. Os travões recebem pinças AP Racing, repartidor e ajuste de pressão (para modificar ao momento a tendência de travagem) e a caixa passa a ser uma sequencial de 6 velocidades da Sadev. Os pneus são semi-slick da Toyo Tires. O peso total é de 1020 kg.
É a receita para um troféu cheio de emoção, diversão e gosto pela corrida. Os troféus monomarca são, ainda, a “bóia de salvação” do desporto motorizado em Portugal. E só isso já é suficiente para fazer qualquer pessoa acompanhar a época. Todas as informações a respeito da prova inaugural podem ser consultadas nas redes sociais (facebook e instagram) do Kia GT Cup (@kiagtcup).