Cupra Formentor 1.5 TSI – Um carro simplesmente incrível
Não uso palavras destas assim tantas vezes. Mas desta vai ter de ser. O Cupra Formentor é um carro incrível a todos os níveis e por um preço adequado.
Já agora, visita-nos no Instagram e segue-nos.
Incrível?
Não tenhas dúvidas! E se não acreditas em mim – errado, mas percebo – vai a um stand Cupra, faz um test drive e comprova-o tu mesmo. Mas só vais perder tempo! Quer dizer, não vais, porque conduzir um Formentor nunca é uma perda de tempo. Devem contar-se pelos dedos de uma mão os carros novos, à venda ao dia de hoje, que entram na categoria de carros incríveis e quase perfeitos. Ora aqui está um bom tema para um Desafio Garagem. Equipa, que vos parece?
E digo incrível porquê, não é verdade? Boa questão. É claro que todas as adjectivações aplicadas a um carro são subjectivas. Depende de pessoa para pessoa. Do seu gosto, das suas necessidades, do quão parvas têm de ser para não perceber o quão incrível é este carro… Epá, desculpem-me. Deixei-me levar. Depende de muita coisa, mas para mim, dentro das características que valorizo num carro, o Cupra Formentor encaixa que nem uma luva.
Design
Comecemos por aqui. O carro é lindo! Tem uma proporção excelente e, embora seja meio crossover – que eu até nem gosto muito – foi feito com esse intuito em mente. Não foi um carro que tem variantes, sendo uma delas o crossover. Não. Foi feito assim de propósito e com muita atenção. E das duas, uma: ou levou muito tempo a fazer, com muito cuidado nas várias iterações do desenho, ou saiu assim à primeira. É uma característica dos carros belos. Ou são pensados à exaustão ou são tiradas de génio. Either way, saiu brilhante.
E se querem mais credenciais, não só ganhou o prémio Desportivo do Ano em Portugal, como ganhou também o Red Dot Award, internacional, para melhor design de produto.
Função
Mas nem só de beleza vive o homem… nem a máquina. “Tá bem” que é muito bonito, mas se não for bom, só serve de pisa-papéis. E ter um carro como pisa-papéis, não só é parvo, como não é nada prático. Usem uma panela, ou assim.
O Cupra Formentor também é prático. Podes estar descansado. Não que o vás comprar porque é prático, mas é, pronto. Tem espaço para 4 pessoas com bastante conforto e uma 5ª, ao centro, menos confortável mas capaz de uma viagem menos longa. Ao nível da arrumação, podes esperar o mesmo que num Seat Leon, com o qual partilha o interior. Não tem imensa arrumação mas não vais sentir falta de espaço. Uma ou outra vez vais praguejar porque não te cabe uma garrafa de litro e meio, mas a culpa é tua por teres comprado uma garrrafa tão grande. Mas vais acampar ou o quê?!
A bagageira é suficiente para o dia-a-dia e ficamos por aqui. Não é necessário mais para o quotidiano. Se precisas de mais, o que tu queres não é um carro, é um furgão. E não te ponhas com ideias de colocar coisas no tejadilho. Se era para isso não compravas um carro tão giro… e já não tens idade para andar de licra aos domingos numa bicicleta.
Comportamento
Se queres um Cupra Formentor para uma condução dinâmica, opta pela versão VZ, com 310 cavalos e tração às 4. Ou a versão VZ5, com o 2.5 litros de 5 cilindros, o “mini V10” de 390 cavalos. Mas isto não significa que as versões menos potentes não são divertidas. São! Mas não esperes acelerações incríveis e muitos “g” nas curvas. São divertidamente normais. Este 1.5 litros, turbo, com 150 cavalos e caixa DSG serve para o dia-a-dia, com calma até faz consumos abaixo dos 7 litros aos 100, mas também acelera se for preciso. Mas o que espanta nem é isso. É mesmo o chassis. O carro transmite uma sensação incrível. Sentimos o carro, as curvas, as sensações, e tudo isso sem perder conforto. A direção é super directa – embora pudesse ser um pouco mais – e comunica bem. Não é um diálogo intenso, mas nunca nos sentimos desligados do carro.
E acho que até o próprio design do carro ajuda. Gostei tanto deste carro que me senti ligado a ele de forma quase espiritual. Conduzir este Formentor foi o mais próximo que estive de ter uma armadura do Iron Man. Sem a parte irritante do mordomo virtual, embora se não tiveres cuidado nas conversa dentro do carro, ele lembra-se de te perguntar o que queres. “Hola! Hola!” é uma expressão que não deves dizer. Estes sistemas até são capazes de estar melhor, mas ainda não me convencem.
Clica aqui e faz o download grátis da revista da Garagem
Concluo dizendo que este é, provavelmente, o meu carro favorito. Preenche todas as caixinhas. O motor provavelmente seria o híbrido plug-in de 204 cavalos, mas se tivesse de ser este também não ia mal. O híbrido é que acho que está mais dentro das minhas necessidades. É 5.000€ mais caro do que os 36.000€ deste 1.5 TSI DSG, é certo. Ainda assim, adorei o carro e dou toda a razão ao júri do carro do ano. Que carrão!