Novo VW ID.4 GTX à venda em Portugal
Depois de se falar bastante nas versões “desportivas” dos novos eléctricos da VW, eis que o primeiro, o ID.4 GTX, começa a comercialização em Portugal. 299 cavalos com preços a partir de 51.513 euros.
Os mais puristas devem estar a ficar com comichão no pescoço… e não é sequer por ser um desportivo eléctrico. Isso até faz sentido. Antes de ser um desportivo eléctrico, é um SUV “desportivo”. Quando passarmos essa barreira é que podemos encarar a seguinte, de ser eléctrico. Nesse campo estou um pouco mais “na boa” do que o Isaac. Ainda não estou satisfeito – e não vão ser versões GTX ou outas siglas quaisquer que me vão ajudar – mas vejo com bons olhos a electrificação massiva. Falta a emoção, é verdade, mas está para breve a chegada de modelos que a vão trazer, não tenho dúvida.
Esses modelos não serão, de certeza, estes GTX que a VW apresenta. O que a marca de Wolfsburg decidiu fazer foi estratificar os níveis de potência – algo transversal a todas as fabricantes de carros eléctricos – para criar níveis diferentes de equipamento e preço. É relativamente fácil manipular os níveis de potência dos motores eléctricos. Facilmente um motor de 120 kW consegue passar a produzir 170 ou mais. E isso faz com que o “sempre importante” valor de potência ajude a vender a um preço mais elevado.
Podia, simplesmente, oferecer um novo nível de potência, mas isso não era suficiente. Mas não sei se era necessário vendê-lo, também, como um desportivo com o “pedigree” e tradição do GTI. Porque, invariavelmente, não o é. O simples facto de ser um SUV incompatibiliza-o. Não obstante, acredito que seja um carro interessante e com boas prestações. São 6,2 segundos dos “0 aos 100” e 180 km/h de velocidade máxima, extraídos de dois motores – um em cada eixo – com uma potência conjunta de 220 kW (299 cv). Jantes específicas de 20 polegadas (!) e alguns detalhes exteriores específicos da versão GTX. Bateria de 77kWh suficiente para 480 km de autonomia capaz de ser carregada em corrente contínua até 125 kW.
Não é um mau carro. Pelo contrário! Quem quer (e precisa) mais espaço e um pouco mais de potência, tem aqui uma óptima solução. Mas não é um desportivo com a tradição dos modelos “GT” da VW. É um SUV mais potente com um preço a partir de 51.513€.