Motor com eficiência recorde vem da China
Novo motor a combustão das chinesas Jaecoo e Omoda surpreende pela taxa de compressão anormalmente alta, beneficiando a eficiência térmica.
As chinesas Jaecoo e Omoda, marcas integradas no Grupo Chery e que chegarão a Portugal pela mão do importador Grupo JAP, apresentaram recentemente um novo propulsor híbrido – designado por Super Hybrid System – suportado por um motor térmico com uma taxa de compressão invulgarmente elevada que lhe permite declarar uma eficiência térmica de 48%, algo inédito entre os motores a gasolina.


Para o conseguir, os engenheiros dos fabricantes chineses desenvolveram soluções de vanguarda como revestimentos cerâmicos para um isolamento térmico mais eficaz, um sistema de injeção de combustível de alta pressão e uma gestão precisa do tempo de ignição.
Este controlo exato do processo de combustão em combinação com uma redução significativa das perdas de calor, bem como com outras soluções mecânicas, como o desenho especial das câmaras de combustão e das bielas, e um sistema de recirculação de gases de escape com elevada percentagem de reaproveitamento, resulta, adiantam as marcas da Chery, em consumos significativamente mais baixos.


A nova tecnologia foi apresentada no International User Summit e encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento, esperando-se que entre em comercialização em breve como uma atualização do propulsor SHS atualmente disponível nos modelos da Jaecoo e da Omoda.






