Isuzu D-Max EV promete redefinir o segmento das pick-up. Já disponível em Portugal
A Astara, importador nacional da Isuzu, iniciou recentemente a comercialização da novíssima D-Max EV, a versão 100% elétrica da pick-up japonesa que se assume, no mercado europeu, como o primeiro modelo elétrico da marca e como a primeira proposta do segmento a conjugar uma motorização puramente elétrica com argumentos como a carga útil de 1 tonelada, tração integral e capacidade de reboque de 3.500 kg.

A gama incorpora duas versões de carroçaria distintas – Cabina Longa 4×4 com 4 lugares e Cabina Dupla 4×4 com 5 lugares – sendo que ambas partilham a configuração do propulsor, composto por uma bateria de 69,9 kWh e por uma combinação de dois motores elétricos, no eixo dianteiro com 43 kW de potência e no posterior com 97 kW, resultando numa potência combinada de 140 kW – 188 cavalos – num binário total de 325 Nm.
Em termos de autonomia, a D-Max EV permite percorrer até 263 quilómetros em ciclo combinado WLTP com uma carga total da bateria, alcance extensível a 361 quilómetros se conduzida exclusivamente em ambiente urbano. A potência máxima de carregamento AC é de 11 kW, suportando até 50 kW se for utilizado um carregador DC. Em termos de capacidade de aceleração, a D-Max EV cumpre o sprint de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.



Ao volante, estão disponíveis vários níveis de regeneração de energia, bem como um modo de condução Eco para ajudar a otimizar a autonomia. No que diz respeito à utilização fora de estrada, a D-Max EV tem uma capacidade de passagem a vau máxima de 600 milímetros, uma distância livre ao solo de 200 mm e ângulos de ataque e de saída de, respetivamente, 30,5º e 24,2º. Para esta variante 100% elétrica, a Isuzu incorporou na D-Max uma nova configuração de suspensão traseira do tipo De Dion.
A bordo, destacam-se elementos como o ecrã central de 9 polegadas dedicado ao sistema de infotainment – compatível com Android Auto e Apple Car Play com WiFi e Bluetooth – bem como o painel de instrumentos com display de 7 polegadas. A lista de equipamento do nível LSE, o único disponível, incorpora ainda elementos como o ar condicionado de duas zonas, sistema de som com 6 ou 8 colunas, volante e bancos forrados a pele sintética, acesso “sem chave” e banco do condutor com regulações elétricas, por exemplo.


Na vertente da segurança, a D-Max EV está equipada com um pacote ADAS com um total de 12 funcionalidades, incluindo, por exemplo, a travagem de emergência, o reconhecimento de sinais, o aviso de saída de faixa e a monitorização do ângulo morto. Neste capítulo, dispõe ainda de alarme, oito airbags, sensores de estacionamento à frente e atrás, câmara traseira e monitorização da pressão dos pneus. No exterior, são de série as jantes especiais de 18 polegadas, as barras de tejadilhos longitudinais, bem como os estribos laterais e a iluminação integralmente em LED.
A nova D-Max EV – produzida na Tailândia – é proposta pela Astara em Portugal por um preço “chave na mão” de 69.400 euros mais IVA para a variante Cabina Longa e por 70.400 euros mais IVA para a versão Cabina Dupla, estando apenas disponível mediante encomenda. A garantia é, tal como para a restante gama D-Max, de 5 anos ou 100.000 km, sendo que a bateia de propulsão tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.





