A outrora britânica MG regressa chinesa e eléctrica
Nascida nas Morris Garages em 1924, tornando-se depois uma referência da excelência automóvel britânica, a então M.G. Car Company Ltd. era uma marca à frente do seu tempo, nomeadamente pela produção de alguns dos roadsters mais icónicos do planeta. Só que, à semelhança de tantos outros nomes da indústria automóvel de Sua Majestade, viria, depois, a passar por processo de um gradual declínio, ficando até ameaçada de morte, algo que não aconteceu pelo salvamento na última hora feito pelo gigante chinês SAIC Motor Corporation Ltd..

A refrescada marca surge agora renascida pelas mãos da MG Motor, pertença da SAIC, preparando-se para apresentar um conjunto de novas propostas para o mercado automóvel europeu, assentes numa base 100% eléctrica. O cartão-de-visita é o ZS EV, um SUV – what else?! – que, segundo o construtor chinês, tem engenharia europeia combinada com tecnologia EV local de última geração, para posicionar a marca entre a restante e cada vez mais vasta oferta. Não tem, por isso e para além da denominação, mesmo nada a ver com o familiar ZS que a SAIC vendeu, em tempos, produto feito com base no entretanto defunto Rover 400.
Ao Reino Unido, o mercado que tem servido de laboratório para auscultar a procura e que, por isso, tem a mais vasta rede de concessionários – somam-se em 15.000 as unidades vendidas com motores de combustão e EV da sua geração original, no conjunto dos países que compõem a maior das ilhas britânicas – juntam-se, a partir de agora, a Áustria, Bélgica, país que tem 3 centros de condução para test drives, França, Holanda, Islândia e Noruega, ficando para depois o potencial alargamento a outros mercados.
A entrada do ZS EV na Europa Continental marca o regresso a uma região onde a MG está ausente vai para 15 anos, sendo feita com a 2ª geração deste SUV, que foi originalmente desvendado numa mostra em Guangzhou, em Novembro de 2018, seguindo-se outra mais formal, no Salão de Xangai em Abril de 2019. Pretende-se, através dele, não só para revitalizar a imagem da quase esquecida marca MG, como para cativar clientes, integrando o modelo na cada vez maior lista de propostas 100% a electricidade disponíveis na velha Europa, preparando, assim, terreno para a chegada de outros modelos, já à venda noutros continentes.
MG ZS EV e a aposta no value-for-money
Sob o lema “Recharge Yourself”, a MG Motor apresenta, assim, o ZS EV, um SUV médio de 1.500 quilos, com 4,3 metros de comprimento, 1,8 de largura e 1,6 de altura, com bastante espaço interior e uma bagageira de 448 litros (VDA). O motor eléctrico é alimentado por baterias de 44,5 kWh, recarregáveis em cerca de 7 horas e meia numa tomada AC, ou em 40 minutos (cerca de 80%) num carregador DC, para uma autonomia média de 263 km (WLTP), que pode subir aos 428 km se conduzido a uma média de 60 km/h, ideal por isso para ambiente citadino. Com uma potência de 105 kW e um binário de 353 Nm, permitem-se velocidades máximas de 140 km/h e acelera dos 0 aos 50 km/h em 3.1 segundos e aos 100 km/h em 8.2 s.
Em termos de equipamento é bastante vasto, em 2 níveis complementares Comfort e Luxury, sendo também duas as concepções de interiores, para 5 cores de carroçaria. Do lote não falta a maioria das ajudas à condução e/ou tecnologias de segurança, activa e passiva, hoje comuns no segmento, valências que ajudaram o ZS EV a obter uma avaliação “5 Estrelas” nos testes de impacto da Euro NCAP, realizados em 2019: 90% na protecção de ocupantes adultos, 85% na de crianças e 64% de peões, tendo uma avaliação adicional de 70% nos equipamentos de assistência à segurança.
Outra bandeira é o value-for-money, pois a marca apregoa-o como “o primeiro automóvel eléctrico acessível”, pretendendo conquistar clientes por esta via, numa altura em que o débil mercado automóvel clama pela prática de preços mais em conta, sabendo-se que as versões eléctricas são, na grande maioria, substancialmente mais elevadas face aos respectivos equivalentes a combustão, apesar de semelhantes em equipamento. As actuais referências são de 25.500 £ no Reino Unido (cerca de 28.000 €), 31.000 € na Holanda e 30.000 € na Alemanha, valores que se fossem aplicados por cá, já se sabe, têm sempre aquele pequenino acréscimo inerente ao IA e do IVA sobre o dito!
Por isso, nem vale a pena adivinhar! Aguardemos pelas respostas ao “quando” e “se” o SUV MG ZS EV chega a Portugal, para que o possamos testar para os leitores da Garagem. As informações adicionais, possíveis à data, podem ser consultadas aqui.

Fotos: MG Motor / SAIC