Mercedes entra numa nova era de electrificação com o fantástico EQS
Visualmente falando, não há como não ficar impressionado com o mais recente 100% eléctrico da Mercedes-Benz – aqui Mercedes-EQ – o hoje apresentado EQS. Mas se o design impressiona, o que dizer da tecnologia? Assisti à apresentação digital e de seguida decidi consultar a documentação oficial e outros conteúdos facultados onde a marca alemã explica, com muito detalhe, a sua nova estrela, mas a informação é tanta que quando acabasse de a ler, compreender e resumir, já o EQS estaria a terminar o seu primeiro ano de comercialização.
Fica assim bem patente a importância deste novo modelo nas ambições da marca de Estugarda para a aquela que é sua visão da mobilidade eléctrica do futuro. A sua primeira limousine eléctrica pretende redefinir o segmento e aposta, numa primeira fase, em duas versões distintas: EQS 450+ e EQS 580 4MATIC. Para aproveitar ao máximo a performance eléctrica disponível, a carroçaria do EQS foi desenvolvida ao máximo para se obter um coeficiente aerodinâmico nunca antes visto num veículo de produção em série. Com um cd de apenas 0.20, saem beneficiados o alcance e o conforto acústico a bordo.

Com uma autonomia máxima de 770 quilómetros, medidos segundo as normas WLTP, o EQS estreia igualmente uma nova geração de baterias de maior densidade energética, superando, por exemplo, o EQC em 26% neste aspecto. A potência de carregamento máxima desta arquitectura eléctrica de 400 V, em DC, é de 200 kW.
A versão EQS 450+, de tracção traseira, tem uma potência de 333 cavalos e 568 Nm de binário e o mais potente EQS 580 4MATIC, de tracção integral, eleva a potência a 524 cavalos e a uns estonteantes 855 Nm de binário. A velocidade máxima é de 210 km/h em ambas as versões. O habitáculo é totalmente dominado pelo MBUX Hyperscreen, um ecrã curvilíneo de grandes dimensões e que se prolonga a toda a largura do interior. O EQS pode, igualmente, contar com portas automáticas e está preparado para oferecer condução autónoma de nível 3. Como estão diferentes os automóveis e este “Classe S eléctrico” é disso um grande exemplo.
Segue-nos no Instagram