eSports: uma realidade bem mais do que virtual arranca em Portugal
Resultado da colaboração da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, do ACP – Automóvel Clube de Portugal e da Sports & You, foram apresentados os primeiros Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel, tornando realidade uma competição virtual, ambiente digital que reúne, cada vez mais, a nível global, um maior número de fãs e praticantes.
Este é um mercado que atingiu a fasquia dos 1000 milhões de dólares em 2020 e que registou um crescimento superior a 15% relativamente ao ano anterior. Competições realizadas sobre diversos suportes e títulos que juntam não só praticantes como entusiastas que acompanham os seus atletas preferidos através de plataformas de streaming como o Twitch. Um fenómeno que ganha força em Portugal, junto, por exemplo, da Federação Portuguesa de Futebol e de alguns dos principais clubes nacionais, com as suas próprias equipas. Também a RTP e a SIC criaram canais específicos dedicados aos eSports.
No mundo da competição virtual automóvel, os eSports recorrem a vários jogos de vídeo cujo desenvolvimento utilizaram as mais avançadas ferramentas de desenvolvimento, como a tecnologia Laser Scan, para assim reproduzir, com grande detalhe, quer os principais circuitos mundiais, bem como as características e comportamento dos automóveis reais, recorrendo, para isso, a dados oficiais e, inclusivamente, a dados de telemetria para posterior afinação dos veículos virtuais.
Em 2021, Campeonatos de Velocidade e Endurance
Os Campeonatos de Portugal de Simulação Automóvel arrancam ainda em 2021 em Portugal e os interessados deverão solicitar, junto da FPAK, a Licença FPAK “E”, de forma gratuita. Até ao final do ano realizar-se-ão dois campeonatos distintos: O Campeonato de Portugal de Velocidade, uma competição individual com duas corridas por evento, de 25 e 40 minutos, com os monolugares Dallara de Fórmula 3; o Campeonato de Portugal de Endurance, para equipas de 3 a 6 pilotos, com automóveis da categoria GT3 e com provas de 4, 6 e 8 horas.
A competição, com o apoio e reconhecimento da FIA – Federação Internacional do Automóvel – vai recorrer ao simulador iRacing e irá distribuir cerca de 10 mil € entre os dois campeonatos, com prémios previstos para os 50 primeiros classificados de cada um deles. As sessões de qualificação decorrem já no mês de Setembro, com a organização a prometer estudar a expansão dos Campeonatos a outras disciplinas e plataformas já no próximo ano.
As 6 provas de velocidade agendadas para 2021 vão decorrer nos seguintes circuitos/datas: Silverstone 6/10, Laguna Seca 20/10, Tsukuba 10/11, Spa-Francorchamps 24/11, Okayama 8/12, Oulton Park 15/12. Quando às provas de resistência, distribuem-se da seguinte forma: 4H Road Atlanta a 25/9, 4H Suzuka 30/10, 6H Spa-Francorchamps 27/11, 4H Monza 4/12, 8H Road America 18/12.
No evento de apresentação da nova competição virtual, realizado nas instalações do Autódromo Virtual de Lisboa e onde estiveram presentes alguns dos principais nomes do desporto automóvel nacional, foi-nos possível sentir um pouco da adrenalina de participar numa destas corridas virtuais, e ficámos, obviamente, com uma grande vontade de participar. É difícil não ficar.