Toyota Yaris Cross chega ao segmento mais apetecível
A Toyota acaba de lançar no mercado português o Yaris Cross, para concorrer no segmento B-SUV, dos compactos com aspecto mais offroad, que é um dos que mais vende e cresce. Tem argumentos, a começar pelo motor híbrido.
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Argumentos
A começar, a plataforma TNGA que partilha com o Yaris. Está mais alto e com mais espaço, mas o chassis é o mesmo. O que significa que ao nível dinâmico não deverá ficar aquém das expectativas. Depois, sob a mesma plataforma, o novo motor híbrido 1.5 litros, a gasolina, com 116 cavalos e capacidade de andar até 80% do tempo em modo eléctrico em cidade. Isto significa que deverá fazer consumos entre os 4 e os 5 se formos gentis com o pedal. Fora da cidade, é natural que suba um pouco, mas nada de mais.
Se com o Yaris híbrido conseguimos fazer consumos na ordem dos 4, este, apesar de cerca de 70 kg mais pesado (o mesmo que andar sempre com um adulto lá dentro, digamos) não deverá andar longe dessa possibilidade. Dependerá, lá está, da tua condução.
Para além disto, o argumento maior será, diria, o facto de ser um mini-SUV, carroçaria que é a que mais vende. Não esperes um SUV “à séria”, mas terás, sem dúvida, um carro com bastante espaço de arrumação e bagageira (400 litros) e mais elevado em relação ao solo do que o Yaris (cerca de 17 cm). O design também está fixe, na minha opinião, e vai buscar um pouco do RAV-4, o que inspira confiança fora de estrada. Se as jantes de 18 polegadas das versões mais equipadas não ajudam, com as de 16 das versões de entrada o caso já muda de figura.
Condução e equipamento
Fomos conhecê-lo a Óbidos a convite da Toyota e até lá chegar fizemos o percurso de autoestrada. A versão que conduzimos era a Premier Edition, “com tudo” e com as jantes de 18 polegadas, e o consumo ficou nos 6 litros/100 km para uma velocidade normal para autoestrada. Depois, ao chegar perto de Óbidos, o percurso passou a ser urbano, com curvas, subidas, solavancos e o comportamento do Yaris Cross manteve-se como esperado. Plantado ao solo, a agarrar bem as curvas e a absorver quanto baste as irregularidades.
Não seria a configuração que eu escolheria, com as jantes maiores, mas a Toyota prevê que as duas versões mais vendidas sejam a Comfort Plus e a Square Collection. A primeira com jantes de 16 polegadas e a segunda com 17. De resto, volante em pele, sensores de chuva e luz, câmara traseira e todos os sistemas de segurança incluídos no Toyota Safety Pack 2 de série em todos os modelos.
A Square Collection adiciona faróis traseiros em LED, vidros traseiros escurecidos, ligação wireless ao smartphone, chave inteligente com arranque automático e tejadilho em cor diferente. O Comfort Plus tem um preço chave na mão de cerca de 26.700€ e o Square Collection de 29.700€. A Premiere Edition, disponível por 12 meses, custa 33.700€ e traz quase todos os opcionais deste Yaris Cross.