EQE SUV: fomos conhecer o novo elétrico da Mercedes-EQ
No seguimento do lançamento do EQE Limousine, a Mercedes-EQ lançou agora a versão SUV do seu elétrico, assumindo-se, desde já, como um dos modelos mais espaçosos da sua classe. A convite da marca alemã, fomos conhecê-lo de perto, para já, num breve contato estático.
O EQE SUV é o quarto modelo da Mercedes-EQ a usar a nova plataforma específica para modelos 100% elétricos e aposta numa carroçaria de design harmonioso, mas imponente, para cativar os clientes que procuram uma proposta puramente elétrica mais versátil do que o elegante EQE Limousine. No exterior, destaque para a importância dada à eficiência aerodinâmica, com o EQE SUV a dispor de inúmeras soluções que lhe permitem atingir um coeficiente aerodinâmico Cd de 0.25.
MBUX Hyperscreen no centro das atenções
No habitáculo, respira-se qualidade e tecnologia. O contato foi breve, mas foi-nos dado tempo suficiente para comprovar o destaque dado pela marca à habitabilidade. Está-se bem a bordo do EQE SUV, sensações positivas para as quais também contribui o impressionante ambiente digitalizado proporcionado pelo MBUX Hyperscreen, um elemento que é, no entanto, opcional. A bordo de um EQE SUV base, sem este impressionante conjunto de ecrãs, o ambiente pode até não ser tão espectacular do ponto de vista tecnológico, mas admito que, de certa forma, achei o ambiente a bordo ainda mais acolhedor.
Também AMG: o EQE é primeiro SUV desportivo elétrico da marca de Affalterbach
O novo EQE SUV está disponível em configurações de tração traseira e integral. Na base da gama coloca-se o EQE 350+ com motor de 292 cavalos e 565 Nm e acima deste o EQE 350 4MATIC com 408 cavalos e 765 Nm. A autonomia declarada é, respetivamente, 578 e 540 quilómetros. Novidade é também a inclusão das três letras mágicas “AMG” na gama do EQE SUV, passando a estar disponível em duas versões: EQE 43 4MATIC com 476 cavalos e 858 Nm; EQE 53 4MATIC+ com 625 cavalos e 950 Nm (687 cv e 1000 Nm com pack AMG DYNAMIC PLUS).
Carregamento até 170 kW
A maximização da autonomia foi conseguida não só pela referida eficiência aerodinâmica, mas também pela presença de soluções como uma bomba de calor de série, bem como de uma unidade de desconexão da tração 4MATIC, passando o EQE, em determinadas condições, a funcionar como um veículo de tração traseira. O carregamento AC pode ser feito até 22 kW e o carregamento DC até 170 kW. Desta última forma, o EQE SUV pode recuperar energia suficiente para percorrer até 220 quilómetros em apenas 15 minutos ou carregar até 80% em 32 minutos.
Dinâmico e personalizável
O chassis do EQE SUV aposta numa geometria multibraços à frente e numa configuração multilink atrás. Em opção, pode estar equipado com a suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável e com regulação da altura ao solo até um máximo de 30 milímetros. Da lista de opcionais faz igualmente parte o eixo traseiro direcional – até um máximo de 10 graus – conferindo uma maior agilidade ao SUV elétrico da Mercedes-EQ. Através do sistema DYNAMIC SELECT, estão disponíveis os modos de condução ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL, bem como, nas versões 4MATIC, um modo específico OFFROAD.
O futuro
A Mercedes-Benz aproveitou a ocasião para destacar a contínua implementação da sua estratégia de sustentabilidade, tendo como objetivo para 2023 o desenvolvimento da sua rede global de carregamento, com mais de 1,1 milhões de pontos Green Charging. Em 2025, serão desenvolvidas novas plataforma para automóveis 100% elétricos e em 2030 completará a sua transição para uma marca 100% elétrica, bem como assume o compromisso de utilizar 40% de matéria-prima de origem reciclada. No ano de 2039, pretende que toda a sua cadeia de valor seja neutra em carbono.
Em breve, o ensaio completo ao novo EQE SUV na Garagem.
Preços EQE SUV
- EQE 350+ – desde 91.950 €
- EQE 500 4MATIC – desde 103.600 €
- EQE 43 4MATIC – desde 129.900 €
- EQE 53 4MATIC – desde 144.900 €