Fui à estreia do Clio Trophy Portugal no Rally de Lisboa de 2024
A convite da Renault Portugal, tive oportunidade de estar presente na primeira prova do Clio Trophy Portugal, troféu integrado no Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos que levou para a estrada onze Clio Rally5.
Gosto de troféus. Independentemente do poderio das máquinas em questão, uma vez que a ferramenta de trabalho é igual para todos, sairá vencedor, pelo menos em teoria, aquele que melhor a souber explorar, não existindo desculpas de mais cavalos escondidos ou, por exemplo, suspensões mais evoluídas. Esta primeira prova do troféu foi igualmente uma celebração, pois passaram-se 40 anos desde que a Renault Portugal se estreou oficialmente na competição com o mítico 5 Turbo conduzido Joaquim Moutinho e navegado por Edgar Fortes. Quatro décadas depois da estreia e também 18 anos depois da última participação oficial de um Clio S1600, este regresso fez-se com esta ambiciosa iniciativa do Clio Trophy Portugal.


Um projeto competitivo e acessível – versão de estrada disponível a partir de 48.500 euros mais IVA – que levou para as classificativas do Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos, a prova de estreia, um pelotão de onze Clio Rally5 do troféu português. Este foi o primeiro dos cinco ralis que compõem a agenda do troféu para 2024, todos disputados em pisos de asfalto.
Ao volante dos Clio Rally5 com motor de 180 cavalos e equipados com caixa de velocidades sequencial e diferencial autoblocante, os participantes do troféu nacional lançaram-se aos 102,3 quilómetros cronometrados – distribuídos por 13 classificativas – da edição de 2024 do Rally de Lisboa, tendo igualmente a companhia de oito equipas adicionais do Clio Trophy Spain, bem como de cinco “primos” da Dacia Sandero Cup espanhola, projeto de ralis de baixo custo muito interessante, realizado com base no Sandero Stepway com motor a GPL. Um tema a que prometo voltar em breve.


Pude acompanhar de perto três das classificativas – Vila Franca de Xira 2, Alcabideche e a especial final disputada em plena Marina de Cascais – e tive oportunidade de comprovar, in loco, a competitividade e o andamento vivo das máquinas francesas da categoria Rally5, num pelotão que combina jovens talentos em início de carreira com outros nomes bastante mais experientes, proporcionando novo ponto de interesse para o espetáculo. Este arranque do troféu levou três pilotos diferentes a destacarem-se com tempos mais rápidos nos troços. Danny Carreira, navegado por Marco Vilas Boas, venceu duas classificativas, Pedro Pereira, acompanhado por Tiago Silva, foi o mais rápido por quatro vezes ao longo do rali e líder do troféu até à nona classificativa – Alenquer 2 – tendo depois perdido a liderança para a dupla Gil Antunes/Diogo Correia, a qual já não abdicou desse primeiro lugar até ao final da prova, garantindo igualmente o maior número de vitórias em classificativas, com um total de seis.



“Estamos muito contentes. É uma vitória que tem um sabor muito especial, por ter sido conquistada em ‘casa’. O primeiro dia foi muito difícil, com as condições atmosféricas que se fizeram sentir e optámos por não correr riscos. Hoje, começámos o dia totalmente ao ataque. Fizemos uma boa escolha de pneus, eu senti-me bastante bem com o carro e os tempos refletiram isso mesmo. Aliás, o quinto tempo à geral, conquistado na Peninha, também confirma a competitividade do Clio Rally5. Este resultado abre excelentes perspectivas para o resto da época e espera-se uma boa luta com os miúdos que estão a participar no troféu”, disse, no final da prova, o vencedor da primeira prova do Clio Trophy Portugal, Gil Antunes.
Ao volante de um Clio Rally4, mais potente e evoluído, Gonçalo Henriques (campeão nacional de ralis em título para automóveis de duas rodas motrizes), acompanhado por Inês Veiga, conquistaram o quarto lugar final da prova lisboeta, bem como a vitória entre os automóveis de duas rodas motrizes. O Clio Trophy Portugal está de regresso já nos próximos dias 21 e 22 de junho com a realização do Rali de Castelo Branco.
Clio Trophy Portugal
Rally de Lisboa – Memorial Joaquim Santos
- 1.º Gil Antunes / Diogo Correia, 1h01m16,3s
- 2.º Pedro Pereira Jr. / Tiago Silva, a 38s
- 3.º Danny Carreira / Marco Vilas Boas, a 50,3s
- 4.º Nuno Coelho / Ricardo Cunha, a 2m57,5s
- 5.º José Pedro Quintas / Nuno Carvalhosa, a 4m20,4s
- 6.º Paulo Barata / Roberto Santos, a 5m04,3s
- 7.º Vasco Tintim / Francisco Ponte, a 8m00,1s
- 8.º Luís Caetano / David Monteiro, a 20m04,7s
Classificação do Clio Trophy Portugal
- 1º Gil Antunes, 28 pontos;
- 2º Pedro Pereira Jr., 19;
- 3º Danny Carreira, 15;
- 4º Nuno Coelho, 12;
- 5º José Pedro Quintas, 10;
- 6º Paulo Barata, 8;
- 7º Vasco Tintim, 6
- 8º Luís Caetano, 5.
Não terminaram: Dário Rebelo/António Pereira, Henrique Azenha / Hugo Marques e Carlos Marreiros Jr. / Nuno Duque.