KIA EV3: Já conduzimos aquele que é um dos elétricos mais aguardados do ano. Tudo o que importa saber
O novo EV3 é o terceiro elemento da nova família de modelos 100% elétricos da KIA a chegar ao mercado, posicionando-se bem abaixo dos maiores EV6 e EV9 já em comercialização. É assim, apontando ao segmento C, um modelo de grande relevância para que a KIA consiga levar a sua visão para a mobilidade elétrica a um maior número de clientes.

É igualmente um modelo que permite à marca coreana competir num mercado que cresce a três frentes – nos elétricos, nos modelos compactos e, em particular, no segmento C-SUV – não sendo por isso de estranhar a ambição transmitida pelos responsáveis da marca com quem falámos, os quais assumem o objetivo de atingir um volume total de 10 mil automóveis vendidos por ano em Portugal, meta suportada por vendas que triplicaram ao longo dos últimos dez anos. Em 2024, até ao final de outubro, a KIA matriculou cerca de 6.400 automóveis, crescendo 7% relativamente ao período homólogo de 2023.
Duas opções de bateria para o EV3
Construído com base na plataforma E-GMP e equipado com sistema elétrico de 400 Volts, o novo EV3 substitui o Niro na gama elétrica da KIA e será proposto, para já, com uma única motorização de tração dianteira com 204 cavalos e 283 Nm. Em termos de bateria elétrica, estarão disponíveis duas versões: com 58,3 kWh e autonomia combinada de 436 km ou com 81,4 kWh e autonomia combinada de 563 quilómetros. A potência máxima de carregamento DC é de 128 kW e através de um posto AC o carregamento pode ser feito a uma potência de 11 kW (em 2026, potência AC passa a 22 kW). Como principais rivais do EV3, a KIA identifica modelos como o Cupra Born, o Volvo EX30 e o Renault Megane E-Tech 100% Elétrico.



O design futurista antecipado pelo concept do EV3 mantém-se, quase na sua totalidade, na versão de produção. Bravo, KIA. Um aplauso pela coragem, pela originalidade e pela vontade de disponibilizar um produto diferenciador num mercado que peca pelo cada vez maior número de modelos idênticos entre si. A filosofia de design Opposites United é, efetivamente, uma linguagem plena de identidade, fazendo do EV3 uma proposta visualmente inconfundível no panorama automóvel atual. Vãos reduzidos, superfícies limpas, elementos contrastantes e uma inspiração geométrica são os grandes destaques estilísticos do novo EV3.
“Home away from home”
O habitáculo transmite uma imediata sensação de tranquilidade e bem-estar que vai certamente agradar às famílias. Como a KIA o coloca, uma sensação caseira mesmo fora de casa. Um ambiente onde a digitalização composta pelos ecrãs do painel de instrumentos, climatização e sistema de infotainment é destaque, porém bem complementada por botões físicos. Um espaço onde também salta à vista a plataforma ajustável colocada por baixo do apoio de braços, a qual permite criar uma zona para, por exemplo, durante uma paragem para carregamento, colocar o portátil e “despachar” uns emails.



Atrás, os materiais dos forros das portas são idênticos aos utilizados pelas dianteiras e o espaço disponível não colocará dificuldades a dois adultos de estatura média-alta. A bagageira oferece 460 litros de volume útil – expansível a 1250 litros com o rebatimento do banco traseiro – sendo ainda complementada pela bagageira dianteira de 25 litros, ideal para guardar os cabos de carregamento. Importa também referir a extensa utilização de materiais sustentáveis no habitáculo do EV3.
Aerodinamismo em prol da autonomia
A KIA deu igualmente especial atenção à eficiência aerodinâmica do EV3 (cd 0,263), equipando-o, por exemplo, com grelhas ativas e com um fundo que é forrado em 80% da sua área de forma a melhorar o fluxo do ar. Não é por isso de estranhar que neste primeiro contato dinâmico – no âmbito da apresentação internacional à imprensa que decorreu em Portugal – a média de consumo em circuito combinado tenha deixado uma primeira boa impressão, com o computador de bordo a mostrar um consumo energético de 14 kWh/100 km.

O sistema de regeneração de energia – controlado através de patilhas no volante – introduz igualmente novidades. Continua a oferecer três níveis de recuperação de energia, bem como um modo sem qualquer recuperação, mas ao pressionar-se de forma prolongada a patilha esquerda, ativa-se a função i-Pedal, permitindo conduzir com recurso a um pedal apenas. Pela primeira vez, a função está também disponível em marcha-atrás. Pressionando-se continuamente a patilha direita, ativa-se o modo de regeneração automática, o qual gere a energia recuperada em função das informações do radar e do sistema de navegação.


Ao nível do chassis, o EV3 está equipado de série com amortecedores de frequência seletiva, tecnologia que prescinde de qualquer controlo eletrónico e que consegue separar os movimentos de altas frequências dos de baixas frequências, adaptando respetivamente a sua capacidade de amortecimento. O controlo do movimento das rodas é também apoiado pela incorporação de novos casquilhos hidráulicos.



Neste primeiro teste, o EV3 transmitiu efetivamente boas impressões ao volante, quer em termos do conforto de rolamento que se espera de um veículo familiar, bem como da segurança e confiança que transmite ao explorar um pouco mais as suas capacidades dinâmicas, escondendo com sucesso os cerca de 1900 kg que pesa. Em termos de modos de condução, estão disponíveis quatro, Eco, Normal, Sport e Snow, bem como o adicional My Drive, personalizável. Novidade é também um modo desportivo para a travagem, apenas acessível através do sistema de infotainment.
Gama EV3 em Portugal
A gama nacional do EV3 – até à chegada do GT, com um motor elétrico por eixo, em 2026 – inclui três versões distintas. A versão de acesso designa-se por Drive e está equipada com a bateria de menos capacidade. O nível de equipamento intermédio – Tech – bem como o topo de gama GT-Line dispõem do acumulador de energia de maiores dimensões. Visualmente, as duas versões de topo dispõem de jantes de 19 polegadas, enquanto a versão de entrada está equipada com jantes de 17 polegadas. Exclusivo do topo de gama GT-Line é o design dos para-choques, bem como um ambiente interior distinto com, por exemplo, volante de três braços e acabamentos com maior contraste visual.

Em termos de preços, a KIA comercializa o EV3 Drive em Portugal por um preço de 39.900 euros, pedindo 44.500 euros pelo nível intermédio Tech e 47.500 euros pelo topo de gama GT-Line. Considerando a campanha atualmente em vigor, os preços descem, respetivamente, para 38.490, 43.490 e 46.500 euros. A família de modelos 100% elétricos da KIA será ampliada já no próximo ano com a chegada dos novos EV4 e EV5.