Apresentação Nacional: Volkswagen Tayron
Dando continuidade à lógica de designar todos os seus modelos SUV por um nome iniciado pela letra T, a Volkswagen lança no mercado o novo Tayron, o segundo maior SUV da sua gama na Europa, posicionando-se abaixo do Touareg.
Disponível em versões de cinco ou sete lugares, o Tayron é o substituto direto do Tiguan Allspace e chega ao mercado com uma gama composta por dois níveis de equipamento, Urban e R-Line, e com motorizações eTSI, a gasolina com tecnologia mild hybrid, TDI, a gasóleo, e as essenciais eHybrid, híbridas plug-in com dois níveis de potência, prometendo uma autonomia elétrica máxima de 120 quilómetros, estas últimas sempre com lotação para cinco passageiros.


Tayron é bem maior que o Tiguan
Em termos de dimensões, o Tayron “vai a jogo” com 4.792 milímetros de comprimento e uma distância entre eixos de 2.791 mm, superando a mais recente geração do Tiguan em 111 e 253 mm, respetivamente. As versões eTSI e TDI de sete lugares disponibilizam uma bagageira com 850 litros de volume quando duas filas estão utilização, sendo expansível a 1.905 litros. Se a terceira fila de bancos estiver a ser utilizada, o volume disponível é ainda de 345 litros. As versões eHybrid – de cinco lugares – oferecem um volume de carga que varia entre 705 e 1.915 litros.
Caixa DSG sempre presente
Detalhando as motorizações disponíveis, o Tayron aposta no 1.5 eTSI de 150 cv, a gasolina, com tecnologia mild hybrid e caixa DSG de 7 velocidades, bem como em duas versões com maior dose de eletrificação, os eHybrid, plug-in, com 204 ou 272 cavalos, equipados com transmissão eDSG de 6 relações. A motorização 2.0 TDI de 193 cavalos está igualmente associada a uma caixa DSG de 7 velocidades e é a única proposta com tração integral 4MOTION. Já a versão de 150 cv do motor 2.0 TDI só estará disponível a partir da segunda metade deste ano e já como model year 2026, uma vez que a marca está a trabalhar diretamente com a fábrica para conseguir nova homologação que o beneficiará em cerca de 60% no cálculo do Imposto Sobre Veículos.



A aposta nas versões híbridas plug-in é notória, não só por serem as que incorporam uma maior vertente eletrificada, como por serem também aquelas que melhor se adaptam às vantagens fiscais de que as empresas nacionais podem usufruir. Para as empresas, o Tayron está disponível a partir de 37.490 euros mais IVA. Porém, nos Tayron PHEV, a Volkswagen destaca, como noutros modelos com os quais o novo SUV partilha a mais recente geração dos motores eHybrid, uma autonomia elétrica referencial – até 120 km – como também o argumento adicional de ser possível carregar a bateria através de um posto DC a uma potência máxima de 50 kW. O carregamento AC pode ser feito até 11 kW.
Espaço para (quase) tudo
No habitáculo, onde o ecrã central do infotainment pode “crescer” de 12,9 para 15 polegadas com o pacote Discover Pro max, a Volkswagen destaca capacidades de um verdadeiro SUV familiar e pronto para a aventura e grandes viagens, onde o conforto e dinâmica são beneficiados pela suspensão adaptativa DCC Pro e a versatilidade assegurada, por exemplo, pelo facto do rebatimento dos encostos dos bancos, inclusivamente o do passageiro da frente, permitir o transporte de objetos longos com até 3 metros de comprimento.



Equipamento
Em termos de equipamento, a versão Urban está equipada com jantes de liga leve de 18 polegadas, Climatronic de 3 zonas, câmara traseira, bagageira com abertura elétrica, Park Assist Pro com controlo remoto, faróis LED Plus, ecrã de infotainment de 12,9”, vidros traseiros escurecidos e acústicos com cortinas e pintura metalizada. Já o nível R-Line adiciona, por exemplo, elementos como as jantes de 20 polegadas, banco do condutor ergoActive, bancos dianteiros desportivos com função de massagem, teto de abrir panorâmico, sistema de som Harman Kardon de 700 Watts, direção progressiva e forro do tejadilho em preto.


O novo Tayron será produzido em Wolfsburgo, na Alemanha, sendo expectável que os tempos de espera após encomenda se reduzam para metade quando feita a comparação com os do Tiguan Allspace, produzido no México. Ao contrário do novo Tiguan, que com 1,09 metros de altura medidos na vertical do eixo da frente paga Classe 1 nas portagens nacionais, o Tayron, com 1,11 metros, não passa na incompreensiva exigência das portagens nacionais por 1 centímetro, só pagando Classe 1 se associado ao dispositivo Via Verde.
Rivais e preços
Como rivais, a Volkswagen identifica modelos como o Renault Espace, o Peugeot 5008, o Nissan X-Trail, o KIA Sorento e o Hyundai Santa Fé. Reconhece a vantagem do 5008 ao oferecer uma lotação de 7 lugares em combinação com a tecnologia híbrida plug-in, mas acredita que a autonomia elétrica referencial do Tayron e a capacidade de carregamento DC de 50 kW, entre outros argumentos como a habitabilidade, versatilidade e tecnologia sejam suficientes para ganhar o seu espaço no segmento C-SUV de 7 lugares, sem BEV, o qual deverá representar 600 unidades no mercado português até ao final de 2025. Para breve, um ensaio completo ao novo Tayron na Garagem.
