Apresentação nacional: BYD Dolphin Surf
Prestes a completar dois anos de presença no mercado português, a BYD apresentou esta semana o novo Dolphin Surf, o décimo modelo da sua gama nacional e também aquele que representa o acesso à mobilidade elétrica da marca chinesa representada em Portugal pelo Grupo Salvador Caetano.
Depois de se ter assumido como a marca que mais cresceu no nosso país durante o primeiro quadrimestre, tendo garantido um total de 1.735 viaturas entregues, a BYD aposta agora no segmento mais baixo com o pequeno Dolphin Surf, um modelo 100% elétrico com 3,990 metros de comprimento, 2,5 metros de distância entre eixos e um habitáculo com lotação para quatro passageiros e com espaço disponível que, já pude comprovar neste primeiro contato dinâmico, surpreende pela positiva.

A capacidade da bagageira é de 308 litros, volume que é expansível a 1.037 litros com o rebatimento do banco traseiro. Debaixo do piso da bagageira está disponível um espaço de arrumação muito útil para colocar os sempre volumosos cabos de carregamento, mas notei por ali a falta uma pequena chapeleira. Segundo a BYD, o seu modelo mais pequeno disponibiliza um total de 20 espaços de arrumação. Não os contei, mas reparei que estão presentes nas portas de trás, algo pouco comum em modelos desta dimensão.


Mais à frente, a digitalização está a cargo de um pequeno painel de instrumentos, bem como de um display central tátil de 10,1” que, tal como nos modelos de segmentos superiores da BYD, também pode ser rodado em 90 graus ao toque de um botão. Abaixo estão colocados os comandos físicos da climatização, modos de condução, multimédia e controlo da transmissão, dispostos em forma de um original cilindro de fácil utilização.
Baterias de 30 ou 43 kWh
Construído com base na e-Platform 3.0, o Dolphin Surf está igualmente equipado com a Blade Battery da BYD, com química LFP fosfato de ferro-lítio, estando disponíveis duas versões, com 30 kWh no nível de equipamento Active ou 43 kWh de capacidade nas variantes mais recheadas Boost e Comfort. A versão de acesso disponibiliza uma autonomia em ciclo combinado de 220 km e de 356 km em ciclo urbano e a variante de maior capacidade eleva ambos os valores de alcance a 322 e 507 km, respetivamente.


Existem também diferenças em termos de potência do motor e de carregamento entre as várias versões da gama. A bateria de 30 kWh está associada a um motor elétrico de 65 kW/88 cv e pode ser carregada até 65 kW DC. Já a bateria de 43 kWh pode ser carregada até 85 kW DC, mas para além do motor de 65 kW/88 cv pode também alimentar um motor elétrico de 115 kW/156 cv na versão topo de gama.
Ao volante da versão Comfort, apreciei conduzir um elétrico que, ainda que compacto, transmite sensações de um veículo de segmento superior. Boa visibilidade, facilidade de condução e nível de conforto muito adequado fazem do Dolphin Surf um elétrico cheio de argumentos para o dia a dia. A potência disponível, nesta unidade em particular, chega e sobra para as encomendas, o que me despertou o interesse para um ensaio mais prolongado a uma unidade intermédia, Boost, com a bateria de 43 kWh, mas com o motor menos potente.
Lista de equipamento recheada
Mesmo no nível de acesso à gama, Active, a BYD destaca uma oferta de equipamento bastante generosa, com a inclusão de série de elementos como o ecrã de infotainment rotativo, sensores e câmara de estacionamento traseira, luzes diurnas LED, ligação V2L – Vehicle-to-load a 3,3 kW, entrada e arranque via NFC, controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro, ar condicionado, bancos em pele vegan e espelhos laterais com ajuste elétrico.

O nível de equipamento Boost adiciona itens como as jantes de liga leve de 16 polegadas, os bancos dianteiros com ajuste elétrico, o sensor de chuva e o rebatimento elétrico dos retrovisores exteriores. Passando ao Dolphin Surf Comfort, estão também incluídos elementos como a câmara de 360 graus, os faróis LED, vidros traseiros escurecidos, luzes de apoio nos espelhos, bancos dianteiros aquecidos e carregamento sem fios de smartphones.
Desde 20.885 euros. Chega ao mercado em junho
O Dolphin Surf é proposto em quatro opções de cor de carroçaria, Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue e as primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes já no próximo mês de junho. A versão Active é proposta por 20.885 euros, a Boost por 24.990 euros e a Comfort custa 27.990 euros.