Mazda 6e em Portugal a partir de 40.050 euros
O novo Mazda 6e é a aposta da marca japonesa para o segmento das berlinas 100% elétricas, contrariando, e bem, uma tendência de eletrificação que teimosamente recai, na maioria das vezes, sobre carroçarias SUV, também, quase sempre, maiores, mais pesadas e menos aerodinâmicas. A convite da Mazda Portugal fui conhecê-lo de perto, para já, sem qualquer experiência de condução, algo que espero poder concretizar em breve.
Duas versões
A gama nacional do modelo que assinala o início de uma nova era na história da Mazda compreende duas versões distintas, Standard e Long Range, ambas de tração traseira. A primeira aposta na combinação de um motor elétrico de 258 cv e 320 Nm com uma bateria LFP de 68,8 kWh para disponibilizar uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 479 quilómetros.


Já a versão Long Range oferece um motor com um pouco menos de potência – 245 cv – e o mesmo valor de binário da primeira em combinação com uma bateria química NMC e 80 kWh de capacidade para proporcionar 552 quilómetros de autonomia em ciclo combinado WLTP.
Em termos de carregamento, a versão Standard suporta uma potência máxima DC de 165 kW, mas a versão Long Range mostra-se bastante mais limitada nessa vertente, suportando apenas 90 kW de potência DC. O carregamento através de uma wallbox pode ser feito até 11 kW em ambas as versões.
Japonês, da China, para a Europa
Importa recordar que o Mazda 6e é mais um resultado da longa joint venture com a chinesa Changan Automobile, empresa que produz veículos Mazda para o mercado chinês. No entanto, a Mazda garante que o novo 6e é um produto perfeitamente alinhado com os clientes europeus, tendo sido desenvolvido pelas equipas de engenharia de Hiroshima, no Japão, e de Oberursel, na Alemanha, com a sua elevada exigência em mente.


Da mesma forma, a Mazda garante que a condução do 6e garante o mesmo tipo de sensações reconhecidas aos restantes modelos da sua gama, expressas na sua filosofia Jinba Ittai. Para o conseguir, o novo 6e aposta na já referida configuração de tração traseira, mas também numa geometria multibraços da suspensão traseira e numa distribuição de peso ideal na proporção 50:50.
Um sistema integrado de controlo da força de travagem permite transições suaves entre aceleração, desaceleração e curvas, melhorando tanto a estabilidade como o conforto e o spoiler traseiro ativa-se automaticamente ao se atingirem os 90 km/h para aumentar a força descendente e otimizar a estabilidade a alta velocidade. Estão disponíveis três modos de condução: Normal, Sport e Individual.
Equipamento
No habitáculo, destacam-se o painel de instrumentos de 10,2 polegadas, bem como um sistema de infotainment com ecrã central de 14,6 polegadas. O equipamento de conforto inclui, por exemplo, elementos como o carregamento sem fios, head-up display e um sistema de som da Sony com 14 altifalantes. A bagageira conta com 465 litros de capacidade, volume complementado pelos 72 litros do frunk.

Em termos de segurança, e para além da extensa oferta habitual de assistentes, destaque para o Sistema de Monitorização de Ocupantes que, através de uma câmara interior, deteta e alerta para a presença de crianças nos bancos traseiros, apresentando a sua imagem no ecrã central ao desligar a viatura. Uma solução que, ainda antes de testada, merece ser elogiada.
O novo Mazda 6e conta com dois níveis de equipamento, Takumi e Takumi Plus, e pode ser encomendado em oito cores de carroçaria distintas, oferta onde sobressai o impactante Soul Red Crystal da unidade apresentada. Todas as variantes estão associadas a jantes de 19 polegadas.


Os responsáveis da marca identificam como principais rivais do novo Mazda 6e modelos como o Tesla Model 3 e o BYD Seal e esperam entregar as primeiras unidades a clientes nacionais já em setembro.
Lista de preços
- 40.050 € – Mazda6e 5HB EV 258 cv RWD Takumi
- 42.000 € – Mazda6e 5HB EV 258 cv RWD Takumi Plus
- 42.550 € – Mazda6e 5HB EV 245 cv Long Range RWD Takumi
- 44.500 € – Mazda6e 5HB EV 245 cv Long Range RWD Takumi Plus
Os valores comunicados são abrangidos por uma campanha de 2.460 € (IVA de 23% incluído) sobre o PVP normal. Adicionalmente, a marca está a oferecer 615 € (IVA de 23% incluído) em acessórios.