Apresentação Nacional Škoda Enyaq. Já disponível desde 41.460 euros
A Škoda está a lançar no mercado a atualização do Enyaq, o seu bem-sucedido primeiro modelo 100% elétrico do qual, em conjunto com a variante de carroçaria Coupé, já vendeu cerca de 250 mil unidades desde o seu lançamento original em 2020. Juntamente com o mais recente Elroq, o modelo elétrico mais vendido na Europa no passado mês de abril de acordo com os dados divulgados pelos representantes da marca, o Enyaq tem sido um dos principais responsáveis pelo excelente desempenho da Škoda.

Esteticamente, o maior destaque do novo Enyaq é a adoção da mais recente identidade visual Modern Solid, aproximando-o das linhas estreadas pelo Elroq. Incorpora a nova face Tech-Deck, o novo lettering Škoda, bem como novas opções de iluminação LED. Novas são também as jantes de liga leve de 19 a 21 polegadas e a nova cor Verde Olibo para a pintura da carroçaria. Foi igualmente dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico de ambas as carroçarias, com o Enyaq a melhorar o seu coeficiente para 0,245 e o Enyaq Coupé para 0,225, o que contribuiu para um aumento significativo da autonomia WLTP de ambas as silhuetas.
Motorizações
A gama Enyaq é composta por três motorizações distintas e por duas opções de bateria. A versão de acesso, Enyaq 60, está equipada com um motor elétrico traseiro de 150 kW/204 cv e 310 Nm e com uma bateria de 63 kWh de capacidade bruta. A potência máxima de carregamento suportada é de 165 kW. Acima, a Škoda propõe a variante Enyaq 85 equipada com uma bateria de 82 kWh de capacidade bruta, bem como com um único motor colocado no eixo traseiro, mas agora com 210 kW/286 cv e 545 Nm. A potência máxima de carregamento é também ligeiramente superior, atingindo os 175 kW.

Ainda mais acima, posiciona-se o Enyaq 85x, equipado com a bateria de maiores dimensões e com um motor elétrico em cada eixo para disponibilizar uma igualmente uma potência máxima de 286 cv, mas os quais podem agora passar ao asfalto atrás das quatro rodas. A bateria suporta também uma potência máxima DC de carregamento de 175 kW. Todas as variantes suportam carregamento AC até 11 kW e os modelos Enyaq 85 e Enyaq 85x dispõem agora da funcionalidade de carregamento bidirecional que permite ao Enyaq funcionar como unidade de armazenamento de energia.


Para os fãs da máxima performance, estão disponíveis as versões RS equipadas com dois motores elétricos e com uma bateria de 84 kWh. A potência máxima é de 340 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em apenas 5,4 segundos.

Por dentro
A experiência a bordo do novo Enyaq continua a destacar-se pelos excelentes níveis de habitabilidade e conforto, estando agora disponível uma lista de equipamento de série reforçada. Em termos de digitalização, por exemplo, o novo Enyaq equipado com um painel de instrumentos de 5” e um ecrã tátil central de 13”. O head-up display de realidade aumentada está agora disponível em opção.
A lista de equipamento de série inclui igualmente o sistema Keyless Advanced por aproximação, bem como bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado Climatronic e preparação para gancho de reboque em todos os modelos. Estão disponíveis vários packs de equipamento extra, bem como as habituais Design Selection compostas por materiais sustentáveis para o ambiente interior.



Primeiro contacto
Tive já oportunidade de conduzir o novo Enyaq na sua versão 85 e, apesar da experiência ter sido curta, foi suficiente para voltar a comprovar os argumentos previamente reconhecidos ao modelo da Škoda, nomeadamente o conforto, espaço a bordo, versatilidade e facilidade de utilização, agora reforçados com um visual alinhado com a mais recente geração de produto e com uma maior oferta de equipamento. Nota menos boa para a sensação do pedal de travão, “desligada” e pouco progressiva na primeira fase de atuação, claramente algo que merece ser revisto. No entanto, reservo as minhas conclusões para um ensaio mais prolongado, a realizar em breve. O novo Škoda Enyaq já está disponível em Portugal.

