Mitsubishi mostra novo Grandis. Chega no final do ano
Tal como antecipado pelas primeiras imagens teaser divulgadas no início deste ano, a Mitsubishi revelou esta semana o novo Grandis, um crossover produzido com base no Renault Symbioz – tal como as mais recentes gerações do ASX e do Colt, baseadas, respetivamente, nos franceses Captur e Clio – que reforça de forma bastante significativa a oferta da marca nipónica no mercado europeu.
A Mitsubishi aponta o seu novo SUV compacto às jovens famílias que procuram um automóvel espaçoso, versátil e eficiente e aposta para isso, do ponto de vista estilístico, na sua mais recente linguagem de design, destacando-se a assinatura dianteira Dynamic Shield e a identidade Sculptural Hezagon presente na traseira. De perfil, as jantes de liga leve são o principal elemento distintivo relativamente ao modelo francês e podem ser de 17, 18 ou 19 polegadas. Estão disponíveis cinco cores para a carroçaria: Steel Grey, Crystal White, Royal Blue, Sunrise Red e Onyx Black.



No habitáculo, a marca destaca a digitalização da experiência de utilização, não faltando ao Grandis um sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,4 polegadas com Google integrado e atualizações over-the-air. O conforto, habitabilidade e a versatilidade são igualmente argumentos graças à presença de elementos como um teto panorâmico em vidro e o banco traseiro com regulação longitudinal de até 160 milímetros.

Motores
Em termos de motorizações, o Grandis aposta em exclusivo em soluções eletrificadas. Está disponível uma motorização 1.3 Turbo, associada a um sistema mild hybrid de 12 V, bem como a uma transmissão manual de seis velocidades ou, em opção, a uma caixa automática de dupla embraiagem com sete relações. Para os clientes que pretendam elevar a fasquia em termos de vertente elétrica, é também proposto o novo propulsor híbrido que tem por base um motor 1.8 litros a gasolina, combinado com duas máquinas elétricas e uma pequena bateria de iões de lítio. A Mitsubishi antecipa uma redução do consumo de combustível de cerca de 40%, sendo até possível usufruir de condução puramente elétrica, em ambiente urbano, em até 80% do percurso.



O importador não anunciou ainda os preços da gama nacional, a qual deverá incluir quatro versões distintas: Inform, Invite, Intense e Instyle. O novo Grandis deverá chegar a Portugal mais para o final de 2025, sendo que a Mitsubishi revelará ainda este ano o seu novo 100% elétrico, o novo Eclipse Cross, modelo que terá como base o Renault Scenic E-Tech.