Hyundai atualiza Ioniq 5. Duas novas opções de bateria entre as novidades
A Hyundai apresentou à imprensa nacional o seu atualizado Ioniq 5, 100% elétrico que se apresenta com design exterior retocado, bem como com algumas novidades no seu amplo habitáculo. Mesmo sem estarem à vista, as maiores novidades talvez sejam as duas opções bateria agora disponíveis, com 63 ou 84 kWh de capacidade, ambas associadas à arquitetura elétrica de 800 Volt que permite carregamentos de elevada potência, conseguindo recuperar 350 quilómetros de autonomia em apenas 18 minutos.

As duas opções de bateria substituem a anterior de 77,4 kWh e, segundo a Hyundai, abrem novas oportunidades ao Ioniq 5 num mercado onde a marca está a crescer em Portugal. A gama da marca coreana está cada vez mais eletrificada e, até ao final do ano, chegarão também duas novidades: a atualização do Ioniq 6 e o novo SUV Ioniq 9.
Apenas otimizar
Exteriormente, as diferenças para o modelo atual são difíceis de detetar pelos mais distraídos, mas elas estão lá. Ambos os para-choques foram redesenhados, o que explica o comprimento ligeiramente superior, cerca de 20 milímetros, para um total de 4.655 mm. As restantes dimensões exteriores não mudaram, exceto as do spoiler traseiro, o qual foi estendido em 50 mm. As jantes de liga leve são também novas e podem ter 19 ou 20 polegadas. Outras novidades incluem o novo sistema de iluminação adaptativo, bem como a inclusão de um limpa-vidro traseiro.

Mais conforto
Com uma distância entre eixos de 3 metros, a habitabilidade sempre foi um dos vários argumentos do Ioniq 5. O conforto a bordo estava já assegurado por esta e outras características, mas a Hyundai reforçou-o com uma nova consola central deslizante e comandos físicos que garantem um acesso facilitado a funções como os bancos aquecidos e o assistente de estacionamento. O carregador sem fios para o smartphone foi também reposicionado, o volante conta com um novo design com luzes interativas e os comandos do infoentretenimento e da climatização estão agora organizados de forma mais intuitiva.

Reforço de segurança e tecnologia
A Hyundai reforçou também a oferta do Ioniq 5 em termos de segurança e tecnologia, destacando-se a nova evolução do sistema de infoentretenimento com atualizações “over the air”, bem como sistemas como o volante com deteção de mãos, assistente de manutenção na faixa e assistente remoto de estacionamento inteligente de segunda geração e ainda a assistência à prevenção de colisões dianteiras, traseiras e laterais em manobras de estacionamento. Em termos de versatilidade, é agora possível fazer o rebatimento remoto dos encostos do banco traseiro.
Condução aprimorada
O novo Ioniq 5 conta com novos amortecedores que, segundo a Hyundai, reduzem as vibrações transmitidas ao habitáculo. Foram também implementadas alterações estruturais e na carroçaria que visam reforçar a rigidez global do conjunto, melhorar o comportamento dinâmico e reduzir os ruídos de baixa frequência. Atrás, junto do motor elétrico, foram colocados novos elementos de isolamento acústico de forma a proporcionar uma experiência mais refinada a bordo. A Hyundai promete ainda um melhor desempenho em caso de embate graças a reforços nas zonas das portas e dos pilares centrais. O Ioniq 5 está agora equipado com oito airbags, incluindo laterais para a segunda fila.

Gama disponível em Portugal
A Hyundai propõe o novo Ioniq 5 em Portugal em quatro versões distintas, Premium, Premium Plus, Vanguard e Vanguard Plus. A forma como as designa é igualmente nova e, pelo que nos foi transmitido, justifica-se por uma maior transparência para com os clientes, incluindo no nome da versão, por exemplo, a respetiva autonomia WLTP.
Assim, a primeira, o Ioniq 5 EV 440 km Premium MY25, standard range, está equipada com a nova bateria de 63 kWh e com um motor elétrico de 170 cv, declarando um consumo de energia de 15,6 kWh/100 km e uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 440 quilómetros, podendo esta estender-se a 613 quilómetros em ciclo urbano.

Quando equipado com a nova bateria long-range de 84 kWh de capacidade, o motor elétrico do Ioniq 5 eleva também a sua potência para 229 cavalos. Com esta combinação elétrica, está disponível nas seguintes versões: Ioniq 5 EV 570 km Premium Plus MY25 – ou Vanguard – com consumo de 16 kWh/100 km e autonomia urbana de 784 km (com jantes de 19 polegadas); Ioniq 5 EV 530 km Vanguard Plus MY25 com consumo de 17 kWh/100 km e autonomia urbana de 709 km (com jantes de 20 polegadas).
Os preços do novo Ioniq 5 iniciam-se nos 43.000 euros e a garantia incluída é de 7 anos sem limite de quilómetros, sendo de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem.