Este Opel Astra percorreu 1200 km sem reabastecer
A Opel decidiu fazer um teste de autonomia à variante Sports Tourer do seu Astra, a mais familiar e versátil, para perceber quantos quilómetros é possível percorrer em condições reais de tráfego, num circuito combinado com autoestrada, estradas nacionais e trânsito citadino, com apenas um depósito de 52 litros de combustível.
O Astra ST utilizado para o teste escondia debaixo do capot a mais recente geração do propulsor Hybrid que combina um motor 1.2 Turbo, a gasolina, com uma máquina elétrica integrada na caixa de velocidades para disponibilizar uma potência combinada de 145 cv.

Para a realização da prova foi previamente definido um trajeto misto de 106 quilómetros nas imediações da sede da Opel em Rüsselsheim, no qual o Astra – antes que digam que só foi submetido a condições favoráveis à máxima eficiência – chegou mesmo a aproximar-se dos 140 km/h nas zonas onde tal era permitido, bem como enfrentou extensas filas de trânsito.
Média final: 4,3 l/100 km
Com um depósito completo de gasolina, o Astra completou o percurso de teste um total de onze vezes ao longo dos dois dias de trabalho, percorrendo uma distância total de cerca de 1200 quilómetros e terminando o exercício com uma média de 4,3 l/100 km, abaixo da média homologada de 5,0 l/100 km segundo o ciclo WLTP.
A velocidade média do teste foi de 61 km/h e a temperatura média verificada foi de 23 graus Celsius. O Astra Sports Tourer Hybrid percorreu 28% do percurso total com recurso a energia elétrica, ou seja, 345 quilómetros nos quais não houve qualquer emissão de escape. E ainda há quem só defenda os motores a combustão ou, no outro extremo, os veículos puramente elétricos.