KGM Musso EV: estilo e versatilidade de uma pick-up com o conforto de um moderno SUV
Foi esta semana apresentado em Portugal o novo Musso EV, uma versão 100% elétrica do modelo da KGM que se assume, na verdade, como uma “compact pick-up”, um pouco mais curta do que o Musso que já conhecíamos – com 5,16 metros de comprimento, tem menos 24 centímetros do que o modelo a combustão – sendo construída com base na plataforma do SUV Torres EVX, modelo cujo ensaio podes recordar aqui.


A marca coreana, representada em Portugal pela Astara, promete assim um veículo cujo estilo e versatilidade de utilização o aproximam dos argumentos oferecidos por uma “full size pick-up”, mantendo, ao mesmo tempo, o conforto e refinamento típicos de um moderno SUV para a família, aliando o sentido prático e capacidade de transporte de carga com verdadeiras qualidades de conforto que se exigem para uma utilização nas deslocações rotineiras do quotidiano. Desta forma, a KGM desenvolveu um produto com um equilíbrio muito interessante entre uso para trabalho e lazer.

Para o conseguir, a KGM modificou a plataforma do Torres, focando-se no reforço da sua secção traseira, modificando a suspensão de geometria multilink com vista a incrementar a capacidade de transporte de cargas na caixa, espaço cuja capacidade máxima é de 500 kg e volume oferecido supera inclusivamente os 900 litros. Neste aspeto, o Musso EV conta igualmente com um sistema de nivelamento automático da suspensão que, ao colocar-se peso no compartimento traseiro, atua sobre a suspensão dianteira, reduzindo a sua altura para compensar a compressão da suspensão posterior.



O estilo original e robusto da carroçaria esconde um habitáculo acolhedor e bem equipado. A posição de condução é correta e, como esperado, não é tão alta como numa pick-up convencional. Este Musso EV tem 18 centímetros de altura livre ao solo, menos 4 cm do que o Musso a combustão, e, tal como a KGM prontamente o assumiu, não foi desenvolvido com o todo-o-terreno em mente. A experiência a bordo é por isso bastante mais refinada e confortável do que à partida se possa pensar, fazendo deste Musso EV um bom rolador, inclusivamente no banco de trás, onde não falta espaço para pernas e cabeça, bem como “luxos” como os bancos aquecidos.



No que diz respeito a motorizações, a KGM propõe configurações 4×2, de tração dianteira, e 4×4, equipada com dois motores elétricos, um por cada eixo. A variante de acesso entrega 207 cavalos e 339 Nm às rodas da frente e a variante 4×4 eleva a fasquia com um pouco mais de potência, 237 cavalos, mas com um valor de binário bastante mais expressivo, 630 Nm. A bateria de química LFP tem 80,6 kWh de capacidade em ambas as variantes, o que permite declarar uma autonomia WLTP de 420 quilómetros no Musso EV de tração dianteira e de 379 km na versão de tração às quatro rodas. O carregamento AC numa wallbox pode ser feito a 11 kW e, ao recorrer-se a um posto rápido DC, até uma potência máxima de 300 kW. Todos os Musso EV comercializados em Portugal dispõem de tecnologia Vehicle to Load.


A KGM propõe o Musso EV em Portugal em dois níveis de acabamento, K3 e K5, destacando-se a boa oferta de equipamento mesmo no nível de acesso, o único disponível no Musso EV com tração dianteira. Importa igualmente referir que a bateria de tração dispõe de uma garantia de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros e que o Musso EV paga sempre Classe 2 nas portagens nacionais.
Lista de preços KGM Musso EV
- K3 4×2 – 45.900 euros
- K3 4×4 – 47.900 euros
- K5 4×4 – 49.900 euros