Novos XPeng G6 e G9 apresentados com a promessa do carregamento mais rápido do mercado
A dupla de SUV 100% elétricos da XPeng, G6 e G9, foi alvo de uma importante atualização que não só lhes retocou, muito ligeiramente, a estética, bem como introduziu melhorias em termos de tecnologia, destacando-se, em ambos os modelos, as potências de carregamento superiores suportadas pela arquitetura elétrica de 800 Volt. Este é, aliás, para a XPeng, o elemento diferenciador assumido, apelando aos potenciais clientes com automóveis elétricos capazes de reduzir a ansiedade ainda tão associada à sua condução.


G6 é o modelo mais vendido da XPeng no nosso país
O G6, modelo que representa cerca de 65% das vendas da marca em Portugal, dispõe agora de uma potência máxima de carregamento de 451 kW, a qual lhe permite elevar o nível de carga da bateria de 10 a 80% em apenas 12 minutos. A gama G6 passa igualmente a dispor de uma nova bateria LFP de 80,8 kWh, disponível nas versões RWD Long Range e AWD Performance.



Esteticamente, as alterações no G6 são discretas, mas eficazes, destacando-se a barra de LED com indicadores de mudança de direção integrados, um novo difusor traseiro, logótipo reposicionado na frente, proteções dos guarda-lamas pintados na cor da carroçaria e um novo spoiler traseiro. Novidade é também a versão Black Edition com acabamentos em preto, jantes de 20 polegadas, pinças de travão pretas e emblemas escurecidos.

No habitáculo do G6, a marca chinesa destaca os novos materiais premium, o acabamento do tablier em efeito madeira, elementos forrados a camurça, novas grelhas dos altifalantes e volante redesenhado, o novo retrovisor digital de 9 polegadas – consoante a versão – bem como a nova cor interior Dark Gray e ainda a iluminação ambiente personalizada.
XPeng G9 carrega a 525 kW
Já o G9, SUV topo de gama da marca representada no nosso país pelo Grupo Salvador Caetano, eleva ainda mais a fasquia em termos de potência de carregamento quando feita a comparação com o já de si impressionante G6. Isto porque a bateria LFP das duas versões de topo pode ser carregada até 525 kW. Tal como o G6, o nível de carga da bateria pode também passar de 10 a 80% em apenas 12 minutos.



No exterior do G9, as alterações incluem, por exemplo, a nova grelha dianteira de design geométrico onde está integrado um radar 3D de ondas milimétricas. O visual minimalista pretendido é complementado por elementos de série como as jantes de liga leve de 20 polegadas. Algo que não está à vista, mas que a XPeng inclui de série no G9 são as portas com “soft close”, contribuindo para uma sensação verdadeiramente premium.

Passando ao interior, a gama G9 propõe quatro ambientes distintos, destacando-se o novo Coffee Brown. Segundo a XPeng, 95% das superfícies do habitáculo do G9 são compostas por materiais agradáveis ao toque. Já o sistema de infotainment, composto por dois ecrãs de 15 polegadas, conta igualmente com um novo processador, prometendo um desempenho ainda mais fluido do que anteriormente.
Tal como o G6, também a gama do maior G9 passa a contar com a nova Black Edition, distinguindo-se igualmente pelos acabamentos em preto, pelas jantes de 21 polegadas, pelas pinças de travão em tom laranja e ainda pelos logótipos escurecidos.
Antecipar a evolução da infraestrutura de carregamento
Com esta importante evolução, assente, principalmente, nas maiores potências de carregamento suportadas por ambos os modelos, a XPeng reconhece que, para além de se impor perante a concorrência, pode até estar a posicionar-se “à frente” da própria infraestrutura de carregamento. Porém, com este passo, reconhece, com confiança, que os seus modelos continuarão muito atuais daqui a quatro ou até mesmo cinco anos.
Ainda que já tenha tido a oportunidade de os conduzir por ocasião do evento de apresentação à imprensa nacional, reservo a partilha das impressões de condução da renovada dupla de SUV elétricos da XPeng para quando realizar um ensaio mais prolongado a ambos os modelos. Importa ainda referir que a XPeng já iniciou as entregas do novo G9, esperando arrancar com as entregas do G6 até ao final do ano.





