Este elétrico “dá choque”. Um Lucid Air blindado e duplamente eletrificado
Construído pelo US Armor Group, o elétrico blindado custa cerca de meio milhão de dólares. Blindagem não afeta significativamente a velocidade máxima, a qual continua a ser superior a 320 km/h.
Construído com base num Lucid Air Sapphire, um elétrico com 1250 cavalos de potência e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 2 segundos, esta criação da empresa especializada em blindagem US Armor Group destaca-se pelo nível de proteção elevado que oferece, mas também por manter muita da performance disponibilizada pelo modelo original, fruto de elementos de blindagem e equipamento adicional de peso relativamente contido.
Bandidos “em choque”
A empresa americana garante que o Lucid blindado consegue resistir a disparos de armas de calibre Magnum 44, estando equipado com outros equipamentos especiais à prova de intrusos, como por exemplo, sprays de gás pimenta e, imagine-se, puxadores de porta eletrificados. Sim, leu bem. Um bandido mais afoito será imediatamente repelido por um choque elétrico assim que colocar a sua mão sobre o puxador de porta para a tentar abrir. A lista de equipamento pode também incluir um habitáculo à prova de ataques com gás venenoso.



Segundo a US Armor Group, o Air Sapphire blindado, apesar de ligeira redução do seu desempenho, continua a conseguir atingir uma velocidade máxima superior a 320 km/h graças à utilização de materiais muito resistentes, mas leves, na construção da blindagem. Os vidros, por exemplo, deram lugar a várias camadas de blindagem transparente e noutras zonas, como nas portas, foi utilizado um material compósito ligeiro. A empresa assegura que a sua resistência é 10 vezes superior à do aço normal e também cinco vezes mais leve. No total, a blindagem representa um acréscimo de peso de 175 kg.
A bordo, está também disponível uma rede Wi-Fi impenetrável por terceiros, bem como um sistema de pesquisa de informação para identificação de potenciais ameaças que tem por base múltiplas fontes de dados, como por exemplo, das forças policiais e de segurança. Não lhe falta, igualmente, um botão de pânico para contato rápido com a US Armor Group em caso de emergência, o qual pode desencadear, se assim for necessário, uma resposta rápida com elementos de proteção pessoal. Preço disto tudo? Cerca de meio milhão de dólares, o equivalente a qualquer coisa como 430 mil euros. Mas inclui puxadores de porta à prova de patifes e malandragem e só isso vale o investimento.