Um Defender para as praias, para os campos e para as colinas. Land Rover homenageia Winston Churchill
A Land Rover deu esta semana a conhecer a sua mais recente criação, o novo Defender V8 Churchill Edition, uma edição especial limitada da qual serão apenas produzidas 10 unidades, uma justa homenagem ao icónico Primeiro-Ministro britânico Winston Churchill que se inspira profundamente no exemplar Series I que lhe foi oferecido em 1954.


No exterior, para além dos elementos específicos como as jantes de 16 polegadas, a grelha metálica, os componentes com acabamento galvanizado e as molduras dos faróis em preto mate, o Defender Churchill Edition conta ainda com autocolantes especiais nos guarda-lamas que reproduzem a matrícula “UKE 80” do exemplar original de Winston Churchill. Por dentro, saltam à vista os acabamentos em tom verde, os estofos em pele e o rádio com navegação, DAB e Bluetooth. O painel de instrumentos analógico não podia faltar à chamada.

O “Churchill” tem por base a versão clássica do Defender, a qual saiu de produção em 2016, mas a Land Rover dedicou-se a reformular a engenharia de alguns componentes de forma a proporcionar mais conforto de rolamento e um nível superior de performance. Debaixo do capot está colocado o eterno motor V8 de 5.0 litros de cilindrada com cerca de 400 cavalos de potência, explorados por uma caixa automática de 8 velocidades.
No que diz respeito a capacidades todo-o-terreno, para superar, por exemplo, os obstáculos “nas praias, nos campos e nas colinas”, não lhe faltam as essenciais redutoras, bloqueio de diferenciais dianteiro e traseiro, bem como um terceiro diferencial, central, capaz de variar o binário entregue a cada um dos eixos. A suspensão recorre a amortecedores Bilstein complementados com molas Eibach e os travões são da responsabilidade da Alcon. Tudo para que o Defender jamais se renda, independentemente do obstáculo que lhe possa surgir no caminho, o que deixaria Churchill orgulhoso.

A Land Rover propõe esta muito especial versão do seu mais emblemático modelo em duas variantes de carroçaria, 90 e 110 – designações que indicam, em polegadas, a distância entre eixos – estando esta última disponível em configurações de Station Wagon ou Soft Top. Algo que todas partilham é a pintura em Bronze Green, bem como a pele Bridge of Weir no habitáculo. Tratando-se de uma edição tão limitada, o seu preço é também ele especial: um valor base de 269 mil euros, ao qual é ainda necessário adicionar os impostos. Vão “desaparecer que nem pãezinhos quentes” e valorizar como poucos.