Ioniq 3 deverá ser produzido na Turquia
Informação não foi divulgada em comunicação oficial da Hyundai, mas sim através de uma entrevista dada por Murat Berkel, General Manager da marca no país, durante o Salão de Munique.
A Hyundai poderá vir a produzir o futuro Ioniq 3 na Turquia. A informação não surgiu pelos habituais canais oficiais da marca, mas um site especializado no setor adianta a informação com base numa entrevista dada por Murat Berkel, General Manager da Hyundai Turquia durante o Salão Automóvel de Munique.

“Iremos iniciar a produção do nosso modelo Ioniq 3 durante o próximo ano. Este será o primeiro veículo elétrico que a Hyundai produzirá na Europa, nesta primeira vez na Turquia. Este também será o primeiro veículo elétrico exportado do país para o resto do continente depois dos modelos da Togg.”
Murat Berkel, General Manager, Hyundai Turquia
A notícia surge no seguimento dos rumores que antecipavam a vontade da marca sul-coreana começar a produzir veículos elétricos junto dos modelos a combustão fabricandos na unidade de Izmit, algo que deverá vir a acontecer a partir de agosto de 2026. Para além desta confirmação “semi-oficial”, Berkel terá ainda identificado o Reino Unido, a Alemanha e França como os mercados-chave para o futuro Ioniq 3.

Não são ainda conhecidos os detalhes da versão de produção do futuro Ioniq 3, mas a Hyundai aproveitou o Salão de Munique para apresentar o estudo no qual este se baseará, o Concept Three. O veículo revelado no certame alemão mede 4,29 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,43 m de altura, apostando em linhas dinâmicas e numa postura assumidamente desportiva.
Algo que parece ser certo é a utilização da plataforma modular E-GMP como base para o desenvolvimento do futuro modelo de produção. Resta saber se recorrerá a uma arquitetura elétrica de 400 ou de 800 Volt, mas uma vez que partilhará o posicionamento de mercado com modelos como o “irmão” KIA EV3, o mais certo é apostar na variante de menor tensão.

Recorde-se que a Hyundai produz atualmente na sua fábrica na Turquia os modelos i10, i20 e Bayon, este último com atualização prevista para 2027. A unidade de produção tem no presente uma capacidade de 245 mil automóveis por ano, a qual será temporariamente reduzida para 190 mil para que a mesma possa ser transformada para começar a produzir elétricos.