Stellantis faz investimento histórico nos EUA
Grupo vai investir mais de 11 mil milhões de euros nas suas operações do lado de lá do Atlântico. Investimento foca-se em novos modelos a combustão e tem como objetivo reforçar a produção nos próximos quatro anos.
A Stellantis anunciou hoje um investimento histórico nas suas operações nos Estados Unidos da América. No total, o grupo vai investir mais de 11 mil milhões de euros com vista a expandir a produção de automóveis em 50%, apresentar cinco novos veículos, implementar 19 atualizações de modelos e, ao mesmo tempo, criar 5.000 novos postos de trabalho. Entre as novidades, apenas um modelo é eletrificado.

De acordo com o anunciado, a Stellantis vai desenvolver um novo motor de quatro cilindros que será produzido na fábrica de Kokomo, no estado de Indiana, bem como uma nova pick-up – de marca, para já, desconhecida – que será fabricada em Toledo, no Ohio, a partir de 2028. A unidade de produção da Jeep em Belvedere, Illinois, vai voltar ao ativo em 2027 para produzir dois modelos da marca com motores de combustão, os Cherokee e Compass.


A nova geração do Dodge Durango vai “nascer” em Detroit, no estado do Michigan e está igualmente previsto um novo SUV de grandes dimensões, o qual será produzido em Warren, equipado com motores de combustão e também disponível numa variante elétrica com extensor de autonomia. As atuais gerações Wrangler e Gladiator fazem parte do grupo de 19 modelos que serão atualizados.
De acordo com Antonio Filosa, CEO da Stellantis, “este investimento nos EUA – o maior da história da empresa – impulsionará o nosso crescimento, fortalecerá a nossa presença industrial e criará mais empregos nos estados que chamamos de casa. Ao iniciarmos os nossos próximos 100 anos, estamos a colocar o cliente no centro da nossa estratégia, expandindo a nossa oferta de veículos e dando-lhes a liberdade de escolher os produtos que desejam e adoram. Acelerar o crescimento nos EUA tem sido uma prioridade desde o meu primeiro dia. O sucesso na América não é bom apenas para a Stellantis nos EUA – torna-nos mais fortes em todo o lado”.