Renault renova Captur. Atualização do crossover chega a Portugal no segundo semestre de 2024
Lançado originalmente há dez anos e depois de mais de dois milhões de unidades vendidas, chegou o momento da Renault apresentar a aguardada atualização da segunda geração do Captur.
Exteriormente, o Captur destaca-se pela nova dianteira com a mais recente linguagem de design da marca iniciada por Gilles Vidal, Diretor de Design da Renault. A grelha multifacetada, a nova assinatura luminosa, a entrada de ar a toda a largura e um capot mais alto e colocado em posição também ela mais horizontal conferem ao Captur uma expressão bem mais dinâmica e próxima às dos modelos mais recentes da marca do losango. Já na traseira, os farolins contam agora com coberturas transparentes, o difusor foi redesenhado e o novo logótipo também marca ali presença. O novo Captur pode receber jantes de 17 a 19 polegadas e mantém a possibilidade de ter a carroçaria pintada em dois tons, numa oferta que inclui um máximo de 14 combinações possíveis.



Por dentro
Por dentro as novidades não são tão notórias, mas estão lá. O Captur conta agora com novos ecrãs no painel de instrumentos – até 10,25 polegadas – e ao centro da consola – 10,4 polegadas – bem como com novos estofos em todos os níveis de equipamento. Novidade na gama Captur é também o nível de equipamento Esprit Alpine de inspiração mais desportiva e com uma grande aposta em equipamento de série, tal como proposto noutros modelos da Renault. O acesso ao habitáculo é acompanhado por melodias de boas-vindas desenvolvidas em colaboração com o artista e compositor de música eletrónica Jean-Michel Jarre.



Motores
No que às motorizações diz respeito, a gama propõe dois propulsores a gasolina, 1.0 TCe de 90 cavalos com caixa manual de 6 velocidades e 1.3 TCe de 160 cavalos, este último associado a uma transmissão automática de dupla embraiagem de 7 relações, bem como à tecnologia mild hybrid 48 V. Ainda no campo das motorizações eletrificadas, o Captur é igualmente proposto com o motor E-Tech 145 Full Hybrid que combina um motor a gasolina com um par de máquinas elétricas para permitir circular em cidade em modo elétrico até 80% do tempo. Neste caso, a poupança de combustível comparativamente a um motor a gasolina não eletrificado pode chegar a 40%. O GPL continua também a ser aposta da Renault ao disponibilizar a motorização Bi-Fuel 1.0 TCe com 100 cavalos – a qual pode também pode funcionar a gasolina – acoplada a caixa manual de 6 velocidades.

Chassis traz novidades
Ao nível do chassis, a equipa de engenheiros da Renault reviu a geometria da suspensão e a sua afinação, assim como a calibração da direção assistida. Os Captur equipados com os dois motores mais potentes – 1.3 TCe e E-Tech Hybrid – contam inclusivamente com amortecedores novos, apontando a um superior desempenho dinâmico. O Captur Esprit Alpine eleva a fasquia ao contar igualmente com pneus Michelin 225/45 nas suas jantes específicas de 19 polegadas.



Para além dos modos de condução habituais, a tecnologia opcional Extended Grip – apenas na motorização full hybrid – adiciona dois modos extra específicos para condução sobre neve ou fora de estrada. Em termos de sistemas de assistência, o novo Captur pode estar equipado com até 28 tecnologias de ajuda à condução.
Fabricado na fábrica de Valladolid, o novo Renault Captur estará disponível em Portugal a partir do segundo semestre de 2024.