Ensaio Sprint – Dacia Sandero Stepway Extreme TCe 110
A par do Duster, o Sandero é um dos principais responsáveis pelo fenómeno de vendas em que a Dacia se transformou. Não só em Portugal, mas um pouco por toda a Europa, os números da marca romena impressionam, suportados por uma gama que cresce em quantidade e qualidade, sendo esta mais recente interpretação do Sandero Stepway – um dos preferidos do cliente português – um excelente exemplo da nova abordagem da marca ao mercado, bastante menos “low cost” e assumidamente mais orientada para um “value for money” imbatível.


A mais recente atualização de produto, motivada pela incorporação das novas funcionalidades de segurança previstas em regulamento europeu, serviu igualmente para a Dacia integrar na sua gama outras novidades. No caso deste Sandero Stepway salta imediatamente à vista a nova cor Bege Safari, muito provavelmente, uma das que melhor lhe assenta, combinando bem com o seu já muito reconhecido visual aventureiro e maior altura livre ao solo. No que diz respeito à segurança, não posso deixar de aplaudir a decisão de incluir um botão dedicado para desativar alguns dos assistentes de forma simples, ativando uma configuração personalizada. Obrigado, Dacia.


Já no interior, é igualmente notório o esforço que a Dacia tem feito para elevar a oferta de equipamento ao nível seguinte, melhorando também a qualidade dos materiais empregues. Na recheada unidade ensaiada, são disso bons exemplos o inédito teto de abrir, os bancos aquecidos e as ligações sem fios ao smartphone. Os bancos e tablier contam com um acabamento com textura equivalente a borracha, agradável ao toque e facilmente lavável, o que se agradece num automóvel prático para a correria do quotidiano. A sensação de espaço no banco traseiro é bastante boa e a bagageira oferece 328 litros de volume útil, bem como um fundo amovível e um muito bem-vindo pneu suplente.


Equipado com a versão de 110 cavalos do pequeno, mas enérgico, motor 1.0 TCe a gasolina, este Sandero eleva a fasquia em termos de performance, algo bem notório pela possante resposta revelada ao pisar o acelerador. Pontualmente, achei-a até um pouco mais “nervosa” do que o aconselhável, ainda que a maior rapidez com que acelera comparativamente a variantes menos potentes não se traduza em consumos mais elevados. Neste ensaio, a média final combinada foi de 6,8 litros, um valor bastante aceitável considerando as condições de trânsito por vezes enfrentadas. Importa referir que em termos de isolamento acústico há margem para melhorar, pois o motor de três cilindros é bastante audível no habitáculo.


Pouco ou nada falta a este Sandero Stepway. Visual ligeiramente renovado, mais potência, equipamento inédito na gama e um reforço tecnológico que o atualiza perante as mais recentes regulamentações de segurança. Fácil de conduzir, com um comportamento seguro e com o nível de conforto que se espera de um utilitário que também tem de saber responder a todas as exigências do dia a dia. O Sandero está “mais crescido”, faz mais e melhor, mas um preço a rondar os 20 mil euros, é claro, já não é de arromba. Porém, hoje em dia, no mercado atual, qual o é? O verdadeiro carro para as pessoas, como outros o deveriam ser.
- Preço Sandero Stepway Extreme TCe 110 – 20.050 euros
- Preço da unidade ensaiada – 22.533 euros