Novo Skoda Enyaq: elevar (ainda) mais o que já era bom
A Skoda acaba de desvendar o renovado Enyaq, o seu SUV 100% eléctrico, agora com um nova linguagem de design e várias características melhoradas.
Passados 4 anos desde o seu lançamento, o SUV eléctrico da Skoda recebe o esperado facelift de meia-vida e, com ele, algumas melhorias que, segundo a marca, o vão levar à era Modern Solid. Para além da frente redesenhada de acordo com esta nova filosofia de design, a marca checa melhorou, ainda, a aerodinâmica para um coeficiente de arrasto de 0,245 face ao anterior de 0,264 – uma melhoria significativa – o que se traduzirá em maior autonomia. A versão coupé passa de 0,234 para um valor bastante baixo de 0,225.
Autonomia e Especificações
No departamento da autonomia, o renovado Skoda Enyaq tem disponíveis duas versões de bateria, conforme a versão que se escolha. A mais pequena tem 57 kWh líquidos, o que permite, segundo a marca, cerca de 437 km para a versão SUV e 446 km para a versão coupé. A bateria marior, de 77 kWh líquidos, permite 586 km ou 596 km para a versão SUV ou coupé, respectivamente. A versão com tracção às 4 rodas terá uma autonomia inferior em cerca de 40 a 50 km.
Estão disponíveis dois níveis de potência. Um de 150 kW para a versão 60 e 210 kW para a versão 85 e 85x com tracção integral. Esta versão, apesar de ter um motor extra no eixo dianteiro, apresenta o mesmo valor de potência total combinada que a versão de tracção traseira.

O carregamento das baterias pode ser feito até 165 kWh (versão 60) ou 175 kWh (versão 85 e 85x) em corrente contínua e 11 kW para corrente alternada em todos os modelos. Isto significa que, em carregamento rápido, o Skoda Enyaq consegue carregar dos 10% aos 80% em cerca de 24 minutos. Ainda sobre velocidades, a máxima é de 160 km/h para a versão 60 e 180 km/h para as outras duas. O sprint é feito em 8,1 ou 6,7 segundos, conforme a versão.



Equipamento e design
Sendo certo que um facelift não muda quase nada, neste Enyaq cumpre-se o adágio e as alterações aparecem na dianteira, com a chamada “Tech-Deck Face”. Faróis dianteiros diferentes, com uma linha iluminada a ligá-los, o logótipo da marca em cromado escuro, uma cor Verde Olibo exclusiva e uma oferta de jantes de 19 a 21 polegadas.
No interior, mantém-se o amplo espaço, a excelente iluminação e conforto, os materiais ecológicos e reciclados e a tecnologia multimédia. As alterações são ao nível do volante redesenhado que é, agora, aquecido de série. Também de série, são o cockpit digital de 5 polegadas, o ecrã central de infotainment de 13 polegadas, o sistema keyless para abrir, ligar e fechar o carro, bem como bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado Climatronic de 3 zonas e preparação para reboque em todos os modelos.

Com os packs opcionais, estão disponíveis o head-up display de realidade aumentada, tecto de abrir panorâmico, bomba de calor, pára-brisas aquecido e bancos traseiros aquecidos, entre outros. Não esqueceram, como é óbvio, das soluções Simply Clever a que a marca já habituou os seus clientes: chapéu de chuva da porta do condutor, raspador de gelo com medidor de profundidade dos pneus, portas USB-C de carregamento rápido até 45 W, ganchos para sacos na bagageira, entre muitos outros.
Ao nível da segurança e sistemas de assistência, o renovado Enyaq conta com as mais recentes tecnologias, como, por exemplo, assistentes de mudança de faixa, assistentes frontal, traseiro, de saída do carro, aviso preditivo de colisão com ciclistas, peões, outros carros, assistência às curvas, entre muitos outros.
As encomendas para o novo Enyaq abrem nos principais mercados europeus a partir de 9 de janeiro, com preços a começar nos 44.000 €.