Apresentação nacional: BYD Sealion 7
A convite da BYD Portugal, estive presente no evento de lançamento nacional do mais recente modelo da já extensa gama da marca chinesa disponível no nosso mercado. O Sealion 7 é um novo SUV de segmento D 100% elétrico desenvolvido com o cliente europeu em mente e construído sobre a arquitetura e-Platform 3.0.
É o quarto modelo a adotar a linguagem de design da Ocean Series desenvolvida pela equipa liderada por Wolfgang Egger, Diretor de Design Global da BYD e recorre, tal como os restantes modelos da marca, à já conhecida Blade Battery com química LFP – fosfato de ferro lítio – sem cobalto na sua composição, a qual se assume, também, como um elemento estrutural do conjunto, tecnologia que a marca designa por Cell-To-Body e que aplica, por exemplo, na berlina Seal.


Com 4.830 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.930 mm, o Sealion 7, apesar da sua silhueta mais dinâmica do tipo SUV Coupé, é um modelo assumidamente familiar a cujos níveis de habitabilidade traseira é impossível ficar indiferente. Comprovei, neste primeiro e breve contato dinâmico, a abundância de espaço disponível no banco de trás. A bagageira disponibiliza 520 litros de volume, sendo complementada pelo “frunk” de 58 litros.
Duas motorizações
O Sealion 7 foi apresentado em duas versões distintas com especificações técnicas diferentes ao nível da bateria e configuração de motores.
A variante Comfort está equipada com um motor traseiro de 230 kW (313 cv) e 380 Nm – o motor elétrico de produção em série mais rotativo do mundo, capaz de 23.000 rpm – bem como com uma bateria de 82,5 kWh, suficiente para uma autonomia combinada de 482 quilómetros. A velocidade máxima é de 215 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 6,7 segundos.

Já o topo de gama Excellence AWD, com tração integral, dispõe de dois motores elétricos, um por eixo. A potência combinada é de 390 kW (530 cv) e o binário total atinge os 690 Nm. A bateria é igualmente de maior capacidade, passando a dispor de 91,3 kWh e, assim, de uma autonomia em ciclo combinado de 502 quilómetros. A velocidade máxima é também de 215 km/h, mas o sprint de 0 a 100 km/h pode ser feito mais rapidamente, em 4,5 segundos.
No que ao carregamento diz respeito, ambas as versões podem ver as suas baterias carregadas através de uma fonte AC trifásica a uma potência máxima de 11 kW. Em termos de carregamento DC, a potência máxima suportada é de 150 kW na versão Comfort e de 230 kW no Sealion 7 Excellence AWD.
Primeira experiência a bordo
Deixarei a avaliação da condução e eficiência para um ensaio mais prolongado, mas as primeiras sensações foram positivas, com o Sealion 7 a revelar um bom equilíbrio entre o conforto de rolamento que se exige a uma proposta familiar e as reações ágeis e seguras que se esperam encontrar num moderno SUV coupé de elevada potência. Para este facto contribuem, certamente, os amortecedores de frequência seletiva que o equipam.


A bordo, destacou-se ainda a qualidade elevada dos materiais aplicados e dos acabamentos, bem como uma apresentação estética em linha com o que já se conhece de outras propostas da marca. Menos feliz pareceu-me o design do volante, algo antiquado e pouco dinâmico considerando o posicionamento do Sealion 7.
Desde 47.990 euros
O novo BYD Sealion 7 estará disponível em Portugal a partir de 47.990 euros no caso da versão Comfort e o topo de gama Excellence é proposto por 56.490 euros, valores antes de consideradas as despesas. São, sem dúvida, valores muito convidativos, mais ainda se considerado o canal de vendas às empresas, onde o benefício fiscal associado ao IVA faz do Sealion 7 uma opção muito apetecível.
BYD a crescer. 2025 trará novos modelos
De acordo com os dados apresentados pela marca durante o evento de apresentação do seu mais recente modelo, a BYD foi a sexta marca que mais elétricos vendeu em Portugal durante o ano passado, com um total de 2915 automóveis, volume que lhe permitiu conquistar uma quota de mercado de 6,61%.
E considerando a ofensiva de produto que se prepara para implementar ao longo de 2025, é previsível que o ímpeto de crescimento registado se mantenha nos próximos meses. O calendário da BYD não deixa margem para dúvidas, seguindo-se, até ao mês de maio, dois importantes lançamentos de modelos 100% elétricos para os segmentos mais baixos, o B-SUV Atto 2 e o Dolphin Mini, modelo com que a marca pretende apostar no cada vez menos preenchido, mas absolutamente essencial, segmento A.

A gama de propostas híbridas plug-in, assente na tecnologia DM-i já introduzida no SUV Seal U, será igualmente alargada em 2025 com a introdução de quatro novos modelos – Seal 6, Seal 6 Wagon, Sealion 5 e Atto 2 – a partir do início do último trimestre do ano. O objetivo é óbvio e foi, claramente, assumido durante o evento: a BYD quer ser a marca número 1 em mobilidade elétrica.