SEAT Leon celebra 25 anos. Conduzi a edição comemorativa com mais de 100 km de autonomia elétrica
Com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas ao longo dos últimos 25 anos – das quais cerca de 43 mil foram comercializadas no nosso país – o Leon, agora na sua quarta geração, é um dos modelos mais importantes da história da SEAT. Em Portugal, o Leon registou durante o ano passado um crescimento nas suas vendas de 74% relativamente a 2023, num segmento que, por oposição, até não cresceu. O Leon Sportstourer foi, inclusivamente, a segunda station wagon mais vendida da sua categoria, com as vendas a subirem 108% graças, principalmente, à grande procura registada pelo canal de frotas, com 87% das vendas.

E com esta mais recente atualização de produto, a SEAT garante que este é o melhor Leon de sempre. Esta unidade, em particular, é um Leon e-Hybrid FR Anniversary Limited Edition e, tratando-se da mais recente evolução da tecnologia híbrida plug-in do grupo, está equipado com um motor 1.5 TSI, a gasolina, de 150 cavalos/250 Nm e um motor elétrico de 115 cv/330 Nm para entregar às rodas da frente, através de uma caixa DSG, uma potência combinada de 204 cv e 350 Nm de binário. A bateria cresceu e tem agora 19,7 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia elétrica de até 133 quilómetros, extensível a 177 km se conduzido exclusivamente em ambiente urbano. Pode ser carregada até 50 kW num posto DC ou a 11 kW, por exemplo, através de uma wallbox.


Neste ensaio, com uma condução tranquila, a ritmo normal do quotidiano e sem estar constantemente preocupado em “esticar” a autonomia elétrica, percorri 110 quilómetros até ouvir pela primeira vez o motor térmico a trabalhar, duplicando facilmente o valor do último Leon híbrido que tinha conduzido. O modo de gestão automática da regeneração de energia revelou, como é hábito nos automóveis do Grupo Volkswagen, um bom funcionamento e ajudou a estender a autonomia sem combustão. Depois de terminada a carga da bateria, o Leon seguiu viagem com uma média híbrida sempre a rondar os 7 lt/100 km. Já os modos de condução são quatro, Eco, Comfort, Performance e Individual, sendo o último totalmente personalizável.




A presença da mais recente evolução do chassis dinâmico, DCC Pro, dá ao Leon uma grande abrangência de capacidades, garantindo, por um lado, muito conforto e, pelo outro, um excelente desempenho dinâmico, avaliação onde o Leon continua a colocar-se entre os melhores, mesmo neste mais pesado híbrido plug-in. A velocidade máxima é de 220 km/h, a aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 7,7 segundos e é possível alcançar os 140 km/h em modo elétrico. Ao nível da segurança, são novidade elementos como o reconhecimento de sinais de trânsito, os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro – de série em toda a gama – bem como, em opção, o assistente autónomo de mudança de faixa.

Em termos de equipamento, a SEAT destaca novidades como a introdução da tecnologia de iluminação LED Matrix, bem como os novos ecrãs digitais no interior, maiores, mais personalizáveis e fáceis de utilizar. Novo é também o carregador sem fios para dispositivos móveis, com refrigeração. Em relação ao que não mudou, o Leon continua a destacar-se por uma competência global muito elevada. A capacidade da bagageira deste híbrido plug-in é um pouco mais limitada do que a das versões a combustão, mas as suas aptidões enquanto familiar estão lá todas, com cotas de habitabilidade bastante boas, uma oferta de equipamento apelativa e uma experiência de condução ao nível do que o nome Leon sempre nos habituou, um automóvel para todos os dias, mas claramente pensado para quem gosta de conduzir.

