Apresentação nacional: Volkswagen California
A mais recente geração da Volkswagen California, icónico modelo pensado para os entusiastas do campismo e da vida ao ar livre, chega ao mercado com muitas novidades na sua configuração interior, tecnologia disponível e gama de motorizações, a qual inclui, pela primeira vez, um propulsor híbrido plug-in associado à tração integral, bem como portas deslizantes de ambos os lados em todas as variantes. Fui conhecer estas e outras novidades na sua apresentação à imprensa nacional.


A história dos veículos de lazer da Volkswagen teve início em 1951 com a agora clássica Camper, tendo evoluído ao longo das décadas com várias gerações de sucesso que, para além de crescerem, viram os seus motores refrigerados a ar, colocados junto do eixo traseiro, evoluírem para refrigeração líquida e ganharem novo lugar debaixo do capot dianteiro. A novíssima California – nome estreado em 1979 com a geração T3 – tem por base a mais recente geração da Multivan e é proposta em cinco versões distintas: Beach, Beach Tour, Beach Camper (com minicozinha na traseira), bem como as Coast e Ocean (com uma pequena kitchenette atrás do lugar do condutor, a qual pode ser usada a partir do exterior).


Algo que todas as versões partilham de série – para além das já mencionadas portas deslizantes laterais – é um teto de abrir com uma grande janela frontal, ideal para se desfrutar da paisagem no nosso local de pernoita preferido. Uma vantagem adicional à superior acessibilidade e liberdade de utilização suportadas pelas portas laterais é a possibilidade de se instalarem toldos de ambos os lados, oferecendo proteção do sol ou da chuva. Atrás, o banco corrido deu igualmente lugar a bancos individuais, antecipando-se mais conforto e uma modularidade superior. Do ponto de vista da usabilidade, é agora proposto a partir do nível Beach Tour uma unidade de controlo no pilar C, um pequeno ecrã tátil para controlo de diversas funções, as quais podem também ser acedidas no infotainment ou na aplicação para smartphone específica.


No que às motorizações diz respeito, a California de tração dianteira pode estar equipada com o motor Diesel 2.0 TDI de 150 cavalos ou com o 2.0 TSI, a gasolina, com 204 cavalos. Já a novidade eletrificada eHybrid eleva a fasquia para os 245 cavalos de potência combinada, assumindo-se igualmente com o primeiro modelo do grupo Volkswagen construído sobre a plataforma MQB a combinar um propulsor PHEV com a tração integral 4Motion, a solução ideal para os entusiastas do campismo mais afastado dos locais convencionais e para aqueles que gostam de se aventurar por caminhos um pouco mais irregulares. Fazendo a ligação à geração T2, a mítica “pão de forma”, é também possível encomendar a nova California com pintura exterior em dois tons.


Recorde-se que a nova California, modelo polivalente que a Volkswagen Veículos Comerciais destaca por combinar, como poucos, os argumentos de um veículo familiar para todos os dias com os de uma carrinha de campismo multifuncional, insere-se numa gama de veículos de lazer igualmente composta pela mais pequena Caddy California e pela enorme Grand California.
As cinco versões da Volkswagen California ao detalhe
California Beach. Com homologação de veículo de passageiros, é o nível de entrada, tratando-se, essencialmente, de um Multivan com um teto de abrir manual. A California Beach oferece um interior com seis lugares (2+2+2) e espaço para duas pessoas dormirem sob o teto de abrir, o qual pode ser aberto e fechado manualmente com um novo mecanismo fácil de operar. A cama mede 2,054 x 1,137 m em todos os modelos da nova California e está equipada com um confortável colchão e molas parabólicas de alta qualidade.


California Beach Tour. Tal como as versões Beach Camper, Coast e Ocean, esta versão está equipada de série com bancos do condutor e do passageiro dianteiros rotativos e reguláveis em altura, duas cadeiras dobráveis ergonómicas arrumadas na tampa da bagageira, iluminação no tejadilho rebatível, janelas de correr nas portas deslizantes, a nova unidade de controlo, bem como com uma bateria de campismo adicional. A nova California Beach Tour de cinco lugares está equipada com três bancos individuais na traseira e os encostos dos dois bancos traseiros exteriores podem ser completamente rebatidos – ao contrário da Beach e da Multivan. Desta forma, criam-se as condições necessárias para dar lugar a dois espaços adicionais para dormir na zona de estar. Para este efeito, a California Beach Tour dispõe de um colchão adicional rebatível (1,980 x 1,330 m) a bordo, o qual assenta nos bancos individuais rebatidos e que, quando não está a ser utilizado, pode ser totalmente rebatido para uma prateleira na bagageira. A Beach Tour também está homologada como veículo de passageiros. A partir do pacote de equipamento Beach Tour, todas as variantes da nova California estão igualmente equipadas com uma mesa rebatível.
California Beach Camper. Homologada com uma carrinha de campismo clássica e, tal como a Beach Tour, é uma carrinha de cinco lugares, mas também equipada com uma minicozinha extremamente compacta e uma ligação à rede elétrica de 230 Volts. A cozinha com fogão a gás, gaveta para talheres e espaço de arrumação adicional está localizada num módulo instalado permanentemente no compartimento de carga. Para ser utilizada, a unidade de cozinha é puxada para trás quando a tampa da bagageira está aberta (o que também proporciona proteção contra a chuva).


California Coast. A California Coast de quatro lugares está equipada com dois bancos individuais na traseira, uma kitchenette completa do lado do condutor e uma segunda bateria de autocaravana, tal como a California Ocean. Em relação ao modelo antecessor, a kitchenette com armários, lava-loiça e fogão a gás oferece um espaço semelhante, mas não se projeta tanto para a frente graças ao maior comprimento exterior da nova California. Este conjunto traz muitas vantagens: continua a haver espaço para entrar e sair da porta deslizante à esquerda e o condutor dispõe de um maior grau de liberdade para ajustar o seu banco, o qual pode agora também rodar completamente em 180 graus. É assim criado espaço para o frigorífico, abrindo para a frente como uma gaveta, tal como na Grand California. Assim, este último pode não só ser utilizado de forma mais eficaz, como também pode ser operado a partir do exterior do veículo para carregar e descarregar o pequeno-almoço ou bebidas frescas. A cama rebatível na zona de estar mede 1,980 x 1,060 m. Quando rebatida, é extremamente estável, apoiando-se num dos bancos rebatidos à direita e num degrau integrado na kitchenette à esquerda. A California Coast também tem homologação de autocaravana.

California Ocean. Em comparação com a versão Coast, a Ocean de quatro lugares está equipada com numerosos elementos de série adicionais. Entre eles, o tecido exclusivo dos bancos Mélange Raven, fabricado a partir de material reciclado (as letras California são bordadas nos encostos dos bancos dianteiros), aquecimento dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro, aquecedor de ar auxiliar, ar condicionado automático (Climatronic), uma grande caixa de arrumação no tejadilho por cima do compartimento de carga e iluminação de fundo na kitchenette. O depósito de água doce de 28 litros nos modelos Coast e Ocean é agora cinco litros maior. Ambas as versões dispõem ainda de uma prática mesa exterior rebatível (que também pode ser utilizada no interior e como extensão da bancada) e de uma tomada adicional de 230 Volts com ligação à rede elétrica no exterior para uma placa de fogão elétrica.
Preços
