Škoda reinventa Felicia Fun com ajuda da inteligência artificial. Passará à produção?
Equipa de design da Škoda voltou a pegar num modelo icónico da sua história e aplicou-lhe o estilo da mais recente linguagem de design Modern Solid. Seria uma verdadeira “lufada de ar fresco” num mercado em que o segmento de lazer é quase todo representado por modelos SUV, mas é pouco (ou quase nada) provável que venha a ser produzido.

Longe de ser um dos modelos mais vendidos da gama da Škoda, até porque se tratava de um modelo de nicho orientado para o lazer, como por exemplo, para usar em piqueniques na serra, idas à praia e pequenos passeios de fim de semana, o Felicia Fun chegou a ser uma visão regular nas estradas nacionais, nem que fosse por se destacar facilmente no parque automóvel pela sua pintura de tom amarelo-torrado.


Seguindo uma recente tendência na qual reinventa as linhas de modelos icónicos da sua história, a divertida pick-up Felicia Fun foi o mais recente alvo da equipa de design da Škoda, que lhe aplicou algumas das soluções estilísticas implementadas nos seus modelos atuais, com a assinatura da linguagem de design Modern Solid. Um exercício que se assume como uma verdadeira revolução, uma vez que, relativamente à versão original, a “nova“ Felicia Fun praticamente só herda a cor da carroçaria.
Škoda produziu 4216 unidades do Felicia Fun entre 1997 e 2000
O responsável pelo projeto foi o designer francês Julien Petitseigneur, que refere que “o modelo original era pura diversão. Não se levava a sério e destacava-se, mesmo para os padrões da Škoda. Para um projeto paralelo e descontraído que desenvolvi no meu tempo livre, foi uma escolha óbvia. Fiquei tão envolvido que até comecei a pensar em comprar o modelo original.”

A reinterpretação deste original conceito foi também suportada por inteligência artificial, com o designer a reconhecer as potencialidades das ferramentas agora disponíveis para ajudar a criar os primeiros esboços. Todos os detalhes foram depois desenvolvidos com a sua visão e assinatura, incluindo no interior, onde a digitalização dá lugar a uma abordagem mais retro, com grafismos típicos dos videojogos da era do Felicia Fun original.

Por muito que a ideia nos agrade, não seria fácil convencer os decisores dentro de portas da Škoda da viabilidade de passar este projeto à produção. Mas só o facto deste estudo existir – desenvolvido em tempo recorde, em cerca de duas semanas e sempre como um projeto pessoal, pós-laboral – já é algo que deve ser celebrado, homenageando o Felicia Fun produzido entre 1997 e 2000, do qual a marca da República Checa apenas fabricou 4216 unidades, tornando-o num dos modelos mais raros da sua longa história. Façam-no, Škoda.