BYD Seal 6 DM-i chega a Portugal. Tecnologia híbrida plug-in com autonomia de referência em duas versões de carroçaria
A BYD apresentou recentemente em Portugal o seu segundo modelo PHEV, o novo Seal 6 DM-i, disponível em carroçarias Sedan (berlina) e Touring (station wagon), equipado com a tecnologia Super Híbrida Plug-In, a qual se distingue por permitir dois modos de propulsão distintos, justificando a designação DM, de Dual Mode, que já conhecemos do SUV Seal U.

No modo EV, as rodas são movidas em exclusivo pelo motor elétrico, o qual é alimentado por uma Blade Battery de 19 kWh de capacidade; no modo HEV, o motor a gasolina de 1.5 litros carrega a bateria e alimenta o motor elétrico através de um inversor. Se for necessária mais potência, o modo HEV alterna entre configuração em série e paralelo, permitindo que o motor a combustão também propulsione as rodas. A bateria pode ser carregada através de uma wallbox até 6,6 kW ou num posto DC até 26 kW.
Graças a esta tecnologia híbrida com 212 cavalos de potência combinada, a BYD declara uma autonomia elétrica máxima de 105 quilómetros para a carroçaria berlina e de 100 quilómetros na mais versátil station wagon, com as autonomias combinadas a atingirem, respetivamente, 1455 e 1350 quilómetros. Ambas as versões aceleram de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingem uma velocidade máxima de 180 km/h.


Em termos de dimensões exteriores, o Seal 6 DM-i Sedan mede 4840 milímetros de comprimento, 1875 de largura e 1495 de altura. A bagageira oferece 491 litros de capacidade, volume extensível a 1370 litros através do rebatimento do encosto do banco traseiro na proporção 60:40. A distância entre eixos de 2790 mm, assim como o comprimento e a largura, são partilhadas com a carroçaria Touring, mas esta é ligeiramente mais alta, com 1505 mm de altura. As diferenças estendem-se, igualmente, à bagageira da station wagon, com 500 litros disponíveis atrás dos bancos até à altura do apoio de cabeça ou 675 litros se considerado o espaço acima. Rebatendo-se o encosto traseiro o volume máximo oferecido é de 1535 litros.

A gama disponível em Portugal inclui dois níveis de equipamento, Comfort Lite (disponibilidade limitada) e Comfort, sendo que a única diferença entre ambos é a dimensão do ecrã do sistema de infotainment, 12,8” no primeiro, 15,6” no segundo. Na restante oferta, destacam-se elementos como o tejadilho panorâmico em vidro, painel de instrumentos digital de 8,8”, bancos dianteiros elétricos, aquecidos e ventilados, faróis automáticos em LED, jantes de 18“, função Vehicle to Load com 3,3 kW, bem como um extenso pacote de assistentes de condução. A variante Touring conta também com barras de tejadilho em alumínio e abertura elétrica da bagageira.
Preços BYD Seal 6 DM-i
- Sedan Comfort – 43 990 euros
- Touring Comfort Lite – 44 490 euros
- Touring Comfort – 45 490 euros