Novo Volkswagen T-Roc estreia motores full hybrid
O T-Roc tem sido um dos pilares fundamentais das ambições comerciais da Volkswagen, tendo sido escolhido por mais de 200 mil condutores na Europa em 2024, o quinto modelo mais vendido no velho continente durante o ano passado, apenas batido, no seio da Volkswagen, pelo eterno Golf. Desde o seu lançamento original do T-Roc em 2017, já foram comercializadas mais de 2 milhões de unidades do modelo produzido em Portugal, na fábrica da Autoeuropa em Palmela.


A segunda geração agora apresentada tem por isso uma grande responsabilidade pela frente, apresentando-se com um design que, não sendo revolucionário, o moderniza na dose certa, aproximando o SUV compacto dos mais recentes produtos da gama da Volkswagen como os novos Tiguan e Tayron. É com eles que partilha a mais recente evolução da plataforma MQB Evo, beneficiando, assim, por exemplo, da mais recente geração do software de assistência à condução.


A Volkswagen antecipa também uma experiência a bordo mais confortável, com níveis superiores de habitabilidade graças aos 12 centímetros que o T-Roc cresceu em comprimento. As suas maiores dimensões revelam-se igualmente pela bagageira maior, com 475 litros de volume útil, um incremento de 30 litros relativamente à primeira geração. O estilo interior foi também totalmente revisto, com, por exemplo, um novo sistema de infotainment cujo ecrã pode ter até 33 centímetros de diagonal, bem como com um novo sistema de iluminação ambiente.
T-Roc vai estrear novos motores híbridos em 2026
Em termos de propulsores, todas as motorizações do T-Roc serão a gasolina, eletrificadas e sobrealimentadas com turbocompressor. Aquando do seu lançamento, estarão disponíveis duas variantes mild hybrid, os 1.5 eTSI de 116 ou 150 cavalos. Numa fase posterior, o T-Roc será o responsável por introduzir as tão aguardadas motorizações full hybrid na gama da Volkswagen, as quais terão também por base o versátil motor 1.5 TSI de quatro cilindros, neste patamar de eletrificação superior com 136 ou 170 cavalos. Em qualquer um deles, a tração é sempre dianteira. Ainda mais para a frente no calendário, ficará disponível um novo T-Roc R, com motor 2.0 litros com tecnologia mild hybrid.


A marca decidiu igualmente simplificar a gama do T-Roc, apostando agora em quatro níveis de equipamento: T-Roc, com foco no preço e no sentido prático; Life, com ênfase na funcionalidade e no conforto; e os topo de gama Style – centrado no design e na tecnologia – e R-Line, focado na desportividade. O catálogo de cores inclui seis pinturas distintas, estando disponível a opção bicolor, com o tejadilho em preto. As pré-vendas iniciam-se ainda este mês, altura em que a Volkswagen anunciará, igualmente, os preços para Portugal. As primeiras unidades chegam às estradas nacionais em novembro.