Novo Mitsubishi Eclipse Cross aponta ao segmento C 100% elétrico. Autonomia supera os 600 quilómetros
Nas palavras da própria Mitsubishi, o “novo Eclipse Cross é o primeiro veículo totalmente elétrico orientado para uma nova era”. Esta nova geração afasta-se, assim, da anterior, quer em termos de estilísticos e tecnológicos, quer, principalmente, ao nível da motorização, elevando a fasquia da eletrificação ao nível seguinte e dando continuidade à abordagem 100% elétrica estreada na Mitsubishi, na Europa, pelo pioneiro i-MIEV.


Exteriormente, o Eclipse Cross adota soluções estéticas já conhecidas da sua linguagem de design, como por exemplo a mais recente evolução da dianteira Dynamic Shield, bem como a traseira com a assinatura Wide Hexagon. Construído com base na plataforma CMF-EV, partilhada, por exemplo, com o Renault Scenic E-Tech, o seu modelo “gémeo” da Aliança, o novo SUV de segmento C da marca japonesa mede 4470 milímetros de comprimento, 1860 mm de largura e 1570 mm de altura.
A partir de 2026, Eclipse Cross com duas opções de bateria
Em termos de motorizações, estarão disponíveis duas opções de bateria: com 87 kWh de capacidade para uma autonomia superior a 600 quilómetros, já disponível, com motor elétrico de 160 kW/300 Nm; versão de autonomia intermédia com chegada prevista ao mercado em 2026. Em termos de carregamento, a potência máxima DC suportada é de 150 kW, sendo também possível utilizar uma wallbox com potência máxima AC de 11 kW.


Por dentro, o Eclipse Cross proporciona uma experiência na qual a digitalização e conforto se assumem como pilares essenciais, destacando-se, por exemplo, o sistema de infotainment com Google integrado e o extenso pacote de assistentes de condução. Em termos de espaço, e para além dos excelentes níveis de habitabilidade, a Mitsubishi realça a versatilidade de uma bagageira com 478 litros de espaço, volume expansível a 1670 litros com o rebatimento do encosto traseiro.
O novo Eclipse Cross vai começar a ser produzido no último trimestre deste ano na fábrica de Douai, em França, reforçando a aposta da Mitsubishi numa gama cada vez mais eletrificada, a qual recebeu recentemente, também, o regressado Grandis e o novo Outlander PHEV.