Ferrari tem uma nova pista de testes
A Ferrari construiu uma nova pista de testes nas suas instalações de Fiorano. Designado por E-Vortex, o traçado tem 1887 metros de comprimento e foi desenhado com vista à realização de testes de elevada precisão e de carácter repetitivo, em linha com as mais elevadas regras de segurança, garante a marca italiana.


A nova pista de testes faz parte de um plano da Ferrari que prevê recorrer cada vez menos às vias públicas para a realização de testes de desenvolvimento e validação de soluções, “fechando a porta” aos olhares curiosos da imprensa e, obviamente, da sua concorrência direta. Porém, a justificação avançada é de que a decisão vai ajudar a reduzir o trânsito na área.

O traçado foi construído em apenas quatro meses numa área com cerca de 37 mil metros quadrados nas imediações da mítica pista de Fiorano. É composto por secções com diferentes configurações que visam colocar à prova aspetos distintos dos novos automóveis. Não lhe faltam curvas com inclinação lateral, zonas sinuosas, bem como uma reta com 600 metros de comprimento.


A Ferrari decidiu igualmente aplicar um asfalto especialmente desenvolvido com base na sua experiência, permitindo uma melhor recolha de dados para posterior análise e elaboração de conclusões em termos de conforto e comportamento dinâmico. Foi igualmente erigido um edifício com cerca de 1000 metros quadrados que servirá de suporte às atividades da marca de Maranello, onde serão realizados testes estáticos e efetuadas as modificações e reparações necessárias nos automóveis e protótipos em teste.