Škoda Fabia 130 é mais potente do que o nome indica
A Škoda deu recentemente a conhecer o mais recente membro da família Fabia, a variante desportiva 130, uma versão especial que visa celebrar, por um lado, os 130 anos de história do fabricante oriundo da República Checa e, por outro, a sua rica história no mundo da competição automóvel.

Construído com base na edição Monte Carlo, o novo Fabia 130 está equipado com um motor 1.5 TSI de 177 cavalos e 250 Nm de binário que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 228 km/h, assumindo-se, assim, como o Fabia de série mais veloz da história do modelo. O motor tem por base a variante de 150 cv e foi desenvolvido pelo próprio departamento técnico da Škoda.

A transmissão DSG de 7 velocidades foi igualmente alvo de melhorias, permitindo explorar mais os altos regimes do motor – potência máxima disponível entre as 5750 e as 6000 rpm – bem como proporciona agora reduções melhoradas quando selecionado o modo Sport, garantindo uma superior fluidez nas passagens de caixa. De acordo com a Škoda, o seu novo desportivo acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

O chassis do Fabia 130 foi também modificado, dispondo agora de uma suspensão rebaixada em 15 milímetros que lhe reduz o centro de gravidade, bem como de jantes de 18 polegadas, garantindo maior aderência devido à superior superfície de contacto dos pneus com o asfalto. Já o sistema de direção conta com uma nova calibração que permite oferecer uma resposta mais direta aos comandos do condutor. As ajudas eletrónicas podem também ser ajustadas de forma a reduzir a sua intervenção e, assim, dar uma maior liberdade de movimentos ao Fabia.

Por fora, o Fabia 130 destaca-se principalmente pelos detalhes em preto, em particular os pilares e o tejadilho, bem como o spoiler dianteiro e aileron e difusor traseiros. Os faróis contam também com interior em negro, acabamento que se estende às jantes de liga leve. Não lhe faltam ainda os emblemas especiais “130” que se destacam nos guarda-lamas dianteiros. O novo Fabia topo de gama está disponível em quatro cores de carroçaria: branco, azul, vermelho e preto.


No interior, o Fabia 130 está equipado com bancos desportivos com regulações elétricas, capas metálicas nos pedais e volante de três braços para assegurar o essencial visual racing e as placas de proteção nas embaladeiras são também exclusivas desta versão comemorativa. Recorde-se que desde 1999, ano em que foi lançada a primeira geração do Fabia, a Škoda já produziu mais de 5 milhões de unidades do seu utilitário, o qual teve, nas duas primeiras gerações, “direito” a versões desportivas RS, um conceito cada vez mais raro no segmento B.