BYD Yangwang U9 é o elétrico mais rápido no Nordschleife
Versão Xtreme do hipercarro da marca chinesa conquista o lendário circuito com uma volta recorde de 6 minutos e 59,157 segundos.
A BYD voltou a escrever o seu nome na história recente do automóvel ao conquistar o recorde da volta mais rápida ao exigente traçado de Nordschleife, no circuito de Nürburgring, para um automóvel elétrico. A estrela deste feito é o seu hipercarro Yangwang U9 Xtreme, o qual completou uma volta na pista alemã, no passado dia 22 de agosto, em apenas 6 minutos e 59,517 segundos, o primeiro automóvel do seu género a quebrar da barreira dos sete minutos.


Ao volante estava Moritz Kranz, experiente piloto alemão que acumula já mais de 10 mil voltas ao lendário traçado, muitas delas em competições de GT, e que disse que “o Nürburgring Nordschleife é a pista mais exigente, e o nosso tempo de volta é uma prova das competências de desenvolvimento da BYD e da Yangwang. Sem um intenso trabalho para equilibrar uma plataforma destinada a veículos elétricos, de altas prestações, com as difíceis exigências da configuração do chassis, este excelente tempo de volta não teria sido possível.”



Recorde-se que o impressionante U9 tem por base uma arquitetura elétrica de 1.200 Volt, estando equipado com quatro motores elétricos, um por cada roda e capazes de 30.000 rotações por minuto, oferecendo uma potência total superior a 3.000 cavalos. Entre as suas muitas tecnologias, destacam-se os sistemas de controlo de atitude de carroçaria e, no caso da unidade recordista, um sistema de refrigeração melhorado, discos de travão de carbono/cerâmicos com liga de titânio e pneus semi-slick da Giti.
“Estamos empenhados em ultrapassar os limites através da tecnologia. Nürburgring é um desafio tão lendário para carros e pilotos que é natural que os nossos engenheiros persigam os seus sonhos neste icónico local. Dou os parabéns a toda a equipa por esta conquista fenomenal. O Yangwang U9 Xtreme provou que não é apenas o carro mais rápido do mundo em linha reta, mas também um veículo com o desempenho e as qualidades dinâmicas necessárias para quebrar recordes de volta num circuito com uma grande variedade de curvas.”
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD
A marca chinesa irá produzir apenas 30 unidades desta versão especial, a qual foi também notícia há cerca de um mês depois de ter atingido uma velocidade máxima de 496,22 km/h.






