SEAT atualiza Ibiza e Arona
A SEAT revelou recentemente as versões atualizadas da sua dupla de modelos de segmento B, o Ibiza e o Arona. O primeiro, recorde-se, conta já com mais de 6 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento original em 1984 e o crossover da marca espanhola, apresentado em 2017, também já acumula um volume total de vendas superior a 750 mil unidades. Ambos foram alvo de uma modernização estética, bem como contam com interiores renovados, com novos materiais que elevam a sensação de qualidade, contribuindo para uma melhor relação preço/valor.

Esteticamente, as principais diferenças centram-se na secção dianteira, destacando-se o novo design das grelhas, bem como da iluminação, com faróis mais estreitos. Estes elementos, em combinação, realçam, segundo a SEAT, o carácter desportivo e a largura de ambos os modelos. Os para-choques contam igualmente com um novo design e a gama de jantes foi também atualizada, dispondo de opções de 15 a 18 polegadas. Na traseira, salta à vista a designação dos modelos, agora com acabamento em alumínio escuro. O catálogo de cores da carroçaria conta com os novos Liminal, Oniric e Hypnotic, com o amarelo, cor icónica do Ibiza, a regressar à gama. Já o Arona pode contar com pintura de dois tons, com duas cores contrastantes para o tejadilho, Preto Midnight ou Cinzento Manhattan.


No habitáculo as alterações não são tão notórias à primeira vista como no exterior, mas estão disponíveis, por exemplo, novos tecidos de acabamento em relevo para os bancos e forros das portas, bem como um forro de tejadilho mais escuro, conferindo uma maior desportividade ao ambiente interior. Nas variantes FR de lançamento são incluídos de série os novos bancos desportivos com encostos de cabeça integrados. Novidade é também o novo sistema de som SEAT Sound com seis altifalantes, um subwoofer e um amplificador de 300 W e ainda o novo carregador de smartphones, sem fios, com 15 W e tecnologia de refrigeração.


Debaixo do capot não existem, para já, novidades, mas ambas as gamas serão reforçadas, em breve, com motorizações com tecnologia mild hybrid. Até lá, estão disponíveis os motores a gasolina 1.0 MPI de 80 cv e caixa manual de 5 velocidades, o 1.0 TSI de 95 cv e caixa manual de 5 velocidades, o 1.0 TSI de 115 cv e caixa manual de 6 velocidades (caixa DSG de 7 velocidades em opção) e ainda o 1.5 TSI de 150 cv e caixa DSG de 7 velocidades, sendo que os motores de 80 e 150 cv são exclusivos do Ibiza. Os novos SEAT Ibiza e Arona chegam ao mercado no primeiro trimestre de 2026.







