Volvo apresenta o ES90, a sua berlina eléctrica topo de gama
A evolução eléctrica da actual berlina topo de gama da Volvo chegou a Portugal. Será o interesse que desperta justificado?
Fomos conhecer a nova berlina eléctrica topo de gama da Volvo, o ES90, debaixo de uma tempestade chuvosa que não dava descanso. Felizmente, a marca teve o cuidado de a fazer dentro de um espaço fechado, confortável e quente, o que ajudou a dar atenção aos responsáveis da marca que nos tentaram passar várias informações.
Para começar, o carro estava tapado por uma lona, mas dava para perceber o imenso volume que tem. São 5 metros de carro – o que é bastante comprido – mas não é, apenas, o comprimento que impressiona mas, também, o volume. O carro é grande. Eu diria que é quase um carro que queria ser um SUV. Alguém lhe diga que já existe o EX90. Depois das informações, segue a revelação. O carro é bonito. É impactante. Um apontamento ou outro mais duvidoso, como o grupo de sensores no topo pára-brisas que lhe dá um ar de taxi parisiense, mas ao mesmo tempo um toque desportivo a fazer lembrar as entradas de ar do tejadilho nos carros de rally. Não é para todos, mas é para elevar a segurança a patamares incríveis, como é apanágio da marca.



A unidade apresentada tinha jantes enormes. 22 polegadas! Faz sentido? Talvez não, mas tinha impacto. A unidade motriz era o twin motor com tração às quatro rodas e 330 kW de potência máxima (449 cv) e 670 Nm de binário. É bastante, embora o carro pese mais de 2 toneladas e meia, o que é bastante. Ainda assim, indicava quase 600 quilómetros de autonomia a 100%, num carro que já tinha mais de mil quilómetros totais percorridos. A bateria desta versão é de 102kWh, enquanto que na versão single motor de 245 kW de potência é de 88 kWh. A nível de consumos, a marca anuncia 17 kWh/100 km para a versão mais potente e cerca de 16 para a single, o que está algo desfasado da autonomia anunciada. Eu diria que devemos contar com consumos a rondar os 22/23 kWh para ambas as versões. Quando o testarmos poderemos dizer-te algo mais concreto.
A nível estético, o carro está, como disse, absolutamente impactante. Não sei se mais pelo tamanho se por outra coisa. É bonito, tem um aspecto geral muito desportivo sem perder o toque de luxo, e tem um trunfo neste segmento, que é o facto de mais do que ser uma berlina, é um fastback, com o portão da bagageira a abrir até ao tejadilho, para facilitar a utilização da mesma. Bagageira, essa, que, no entanto, não é muito volumosa. São cerca de 400 litros, o que é bom, mas não é muito, especialmente tendo em conta o tamanho deste ES90. Devia ser mais funda. Não sei se é uma prioridade para quem compra estes carros, mas se esse for um ponto importante, mais vale apontarem para um SUV da marca. O ES90 é maior, mas, também, mais caro. Já o ES60 está quase a ser apresentado e terá, certamente, mais volume com um preço eventualmente até mais barato. Afinal de contas, o actual XC60 é o modelo mais vendido da marca a nível global – e totalmente justificável.


Ainda acerca dos preços, aqui acho que a Volvo está muito bem. Conseguiu posicionar o ES90 entre o segmento das berlinas familiares e das de luxo. Cerca de 73 mil euros para a versão single motor e nível Core, 77 mil para a Pure e 83 mil para a Ultra, em linha com alguns concorrentes e terá versão fiscal. A plataforma é de 800 Volt, o que permite carregamentos em corrente contínua até 350 kW, o que é bastante rápido (10%-80% em cerca de 20 minutos). Assim que o testarmos, vamos dar-te uma opinião mais elaborada.






