Mitsubishi Grandis em Portugal desde 31.990 euros. Uma versão, um motor, duas opções de transmissão
Com a saída de cena do pequeno Space Star, a Mitsubishi viu-se sem um importante modelo de grande volume, um nome que chegou a valer cerca de 1.500 unidades vendidas por ano, num segmento em que, reconhece, a oferta é cada vez mais escassa. Com o novo Grandis, SUV que aponta ao segmento C, a marca japonesa não o pretende substituir, mas sim expandir a sua oferta numa das mais relevantes categorias do mercado, tentando, ao mesmo tempo, compensar um pouco desse volume de mercado perdido, apostando num produto de qualidades comprovadas, disponível numa gama propositadamente simplificada.

O nome Grandis regressa assim ao mercado depois de vários anos de ausência, trocando o formato monovolume pela tão em voga silhueta de um SUV, neste caso a do Renault Symbioz, modelo sobre o qual é produzido, seguindo a tendência iniciada pelo ASX e pelo Colt no âmbito da Aliança, a parceria técnica que une a Mitsubishi, a Nissan e a Renault.
Gama simplificada
O Grandis atira-se para um segmento que, de acordo com os responsáveis da marca, cresceu 25% comparativamente ao ano passado, apostando numa oferta que compreende apenas o nível de equipamento Intense, uma motorização a gasolina com tecnologia mild hybrid e duas opções transmissão, manual ou automática, com 6 ou 7 velocidades, respetivamente.

Debaixo do capot, o novo Grandis esconde um motor 1.3 litros, a gasolina, turbo, com tecnologia mild hybrid e 140 cavalos, uma motorização que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos se associado à transmissão manual ou em 9,4 segundos se contando com o contributo da opcional caixa automática de dupla embraiagem.
Em termos de dimensões, o Grandis vai a jogo com 4.413 milímetros de comprimento, 2.003 mm de largura e 1.585 mm de altura. A distância entre eixos é de 2.638 mm, a mesma do ASX, ou seja, o seu maior comprimento foi ganho pela extensão do vão traseiro, permitindo que a bagageira ofereça 576 litros de capacidade, volume que pode crescer para 708 litros com o deslizamento do banco de trás até um máximo de 160 mm.
Habitáculo
Por dentro destaca-se a combinação digital de um painel de instrumentos com 10 polegadas com o display tátil, em posição vertical, do sistema de infotainment com 10,4 polegadas, o qual tem integradas funcionalidades Google e permite atualizações over-the-air. A compatibilidade, sem fios, com Apple Car Play e Android Auto está também assegurada, bem como várias soluções de carregamento, por indução ou através de tomada USB.

Ainda no que diz respeito a equipamento, a lista do novo Grandis inclui, por exemplo, ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema de arranque sem chave, luz ambiente, bancos dianteiros reguláveis em altura e rebatimento elétrico dos retrovisores. O pacote de assistentes de condução integra, entre outros, o alerta de ângulo morto, o aviso da atenção do condutor, o reconhecimento de sinais, os máximos automáticos e o sistema de manutenção na faixa.
A variante de caixa automática do Grandis adiciona ainda o assistente de estacionamento automático e o sistema MI-PILOT. Equipado com uma unidade de controlo específica, ajuda, de forma pró-ativa, a adaptar a velocidade às condições da estrada e a manter o veículo centrado na faixa de rodagem, sendo capaz de o parar totalmente, se o contexto assim o obrigar.
Com destaques como uma boa dotação de equipamento, uma motorização eletrificada que conjuga potência adequada e consumos moderados, opções de caixa manual ou automática e bons níveis de habitabilidade e versatilidade, a Mitsubishi tem no Grandis um produto que, embora não disponha de uma gama ampla, dispõe, isso sim, de uma abrangente lista de argumentos, aqueles que verdadeiramente importam no segmento.
Preços
É proposto em Portugal por um preço de 31.990 euros na variante com caixa manual e por 34.990 euros quando equipado com a transmissão automática. Em termos de garantia geral, são propostos 8 anos, 5 anos ou 100.000 km de fábrica mais três anos adicionais de cobertura condicional alargada, elevando o total para 8 anos ou 160.000 km.

Para o início de 2026, está confirmada a chegada a Portugal do muito aguardado Eclipse Cross EV, o novo modelo 100% elétrico da Mitsubishi feito com base no Renault Scénic E-Tech, mas a marca promete mais novidades de produto “100% japonês” – como o atual topo de gama Outlander – a médio prazo, ainda que tenha reforçado que a ofensiva de produto resultante da Aliança seja para continuar.







