Omoda e Jaecoo já disponíveis em Portugal. O resumo do que importa saber
A Omoda e a Jaecoo, marcas integradas no portfólio do Grupo Chery, foram oficialmente apresentadas em Portugal, sendo representadas no nosso país, tal como a NIO e a sua submarca Firefly, a Foton e a Aion (GAC Motor), pelo Grupo JAP. Ambas as marcas apostam em gamas eletrificadas, compreendendo motorizações elétricas e híbridas plug-in propostas em quatro modelos, todos eles SUV, mas com posicionamentos distintos.

Omoda 5, 100% elétrico, desde 34.900 euros
O Omoda 5 é um SUV 100% elétrico de espírito urbano com 4,4 metros de comprimento que a marca chinesa aponta famílias jovens e cosmopolitas, destacando-se, no exterior, pelas suas linhas aerodinâmicas e, no interior, pelo grande ecrã digital duplo com efeito curvado com um total de 24,6” e sistema de som Sony com 8 colunas.


A gama é composta por dois níveis de equipamento, Comfort e Premium, e conta com apenas uma motorização de 204 cv e 340 Nm. Está equipado com uma bateria LFP de 61 kWh e declara uma autonomia em ciclo combinado de 430 km, alcance extensível a 536 km se conduzido em exclusivo em cidade. As potências máximas de carregamento são 11 e 80 kW, respetivamente, em AC e DC. Dispõe, igualmente, de tecnologia Vehicle to Load. A versão Comfort é proposta por 34.900 euros e a topo de gama Premium custa 37.490 euros.
Omoda 9, híbrido plug-in, proposto por 49.900 euros
Com um posicionamento muito superior ao “5”, o “9” da Omoda assume-se como um SUV de luxo moderno com quase 4,8 metros de comprimento e com um visual onde se destacam elementos como a grelha paramétrica, o grande teto panorâmico e as jantes de 20”. Em termos de equipamento, a Omoda destaca o head-up display de realidade aumentada, os bancos com massagem, o sistema de som Sony com 14 colunas e os materiais de elevada qualidade. O chassis está equipado com suspensão ativa com controlo contínuo do amortecimento.


Debaixo do capot esconde-se uma motorização híbrida plug-in que combina um motor 1.5 litros Turbo, a gasolina, dois motores elétricos dianteiros (um gerador e um de tração), um motor elétrico no eixo traseiro – garantindo a tração integral – e uma transmissão de três velocidades. A potência combinada é de 537 cv e o binário máximo atinge 650 Nm. A bateria tem 34,46 kWh e pode ser carregada a 6,6 kW através de uma wallbox ou num posto DC até uma potência de 65 kW. A Omoda declara uma autonomia elétrica de 145 km e uma autonomia total superior a 1100 km. Disponível por 49.900 euros.
Jaecoo 5, 100% elétrico, desde 33.900 euros
O Jaecoo 5 é um SUV 100% elétrico de 4,4 metros de comprimento pensado para famílias de espírito aventureiro, apostando num design robusto e orientado para um estilo de vida ao ar livre. No habitáculo, destaca-se, por exemplo, o ecrã central tátil de 13,2”, colocado em posição vertical, bem como o teto panorâmico de vidro duplo com 1,45 metros quadrados e o sistema de som de 8 altifalantes da Sony.


A gama compreende os níveis de equipamento Pure e Exclusive, estando ambos associados a um motor elétrico de 211 cv e 288 Nm. A bateria LFP tem 61 kWh de capacidade e pode ser carregada a uma potência máxima de 11 kW AC ou a 130 kW num posto DC. Tal como o Omoda 5, dispõe de tecnologia Vehicle to Load. A autonomia combinada declarada é de 402 km, extensível a 602 km em ciclo urbano. A versão Pure é proposta por 33.900 euros e a topo de gama Exclusive custa 36.490 euros.
Jaecoo 7, híbrido plug-in, desde 38.900 euros
O maior dos Jaecoo, o SUV “7” aposta numa configuração híbrida plug-in e vai a jogo com um comprimento de 4,5 metros. A marca chinesa aponta-o aos chamados “early adopters”, clientes curiosos por marcas emergentes, destacando-se pela grande grelha dianteira de formato hexagonal e, por exemplo, por soluções como os puxadores embutidos. No habitáculo, tal como o modelo irmão mais compacto, dispõe de um ecrã tátil em posição vertical, aqui com 14,8“.


A motorização híbrida plug-in combina um motor 1.5 litros Turbo, a gasolina, com uma vertente elétrica para disponibilizar uma potência total de 340 cv e 525 Nm de binário máximo. A bateria tem 18,3 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia elétrica de 90 km. A autonomia combinada é de 1200 km. A bateria pode ser carregada numa wallbox a 6,6 kW ou através de um posto DC até uma potência máxima de 40 kW. A gama compreende duas versões, Select, desde 38.900 euros, e a topo de gama Exclusive disponível por 41.490 euros.






