Mazda 6e: o primeiro sedan eléctrico da marca japonesa
A Mazda apresentou o 6e, o seu mais recente 100% eléctrico, com o qual pretende conquistar o atrativo segmento C eléctrico.
Este Mazda 6e não é, na verdade, 100% eléctrico. Quer dizer… é. Mas também não é. Pelo menos para Portugal vai ser. Em princípio. A não ser que a Marca decida comercializar a versão plug-in e a versão com extensor de autonomia. Para os efeitos desta notícia, é!


Feito em colaboração com a marca chinesa Changan, o MAzda 6e e o Changan Deepal SL03 partilham muita coisa, mas, felizmente, o design não é uma delas. Terá duas versões. Uma com um motor de 190 kW (258 cv) e bateria de 69 kWh e outra com um motor (o mesmo, supomos) com um pouco menos de potência (180 kW) mas uma bateria de 80 kWh. A primeira versão tem uma autonomia de cerca de 480 km de autonomia e faz o sprint em 7,6 segundos; a segunda alcança cerca de 550 km e acelera em 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h em ambas, bem como a tracção traseira. Ao nível de carregamento, é curioso que a bateria mais pequena consegue carregar até 200 kW em corrente contínua mas a bateria maior – pensada para quem viaja mais e faz distâncias maiores – apenas carrega a 90 kW. Para corrente alternada, ambos conseguem 11 kW. O consumo é sensivelmente de 16,6 kW/h para ambos.



Ao nível do design, mantém a filosofia Kodo – já conhecida dos outros modelos da marca – com linhas suaves e fluidas e uma presença forte mas requintada. Este modelo, embora pareça um sedan, é, na verdade, um hatchback de 5 portas, com 330 litros na bagageira traseira (e até 1074 com bancos rebatidos) e 70 na dianteira. O interior, a avaliar pelas fotos e alguma impressões da imprensa internacional, é muitíssimo elegante, confortável e relaxante, com elementos em camurça, displays digitais e muita conectividade.
Como é apanágio da Mazda, é esperado que a dinâmica deste Mazda 6e seja muito mais emocionante e focada no prazer de condução, com suspensão dianteira MacPherson e multi-link na traseira, pneus 245/45 e jantes de 19 polegadas.
É natural que este Mazda 6e queira apontar a mira aos Tesla Model 3 e BYD Seal, mas como só chega no verão deste ano, ainda é cedo para saber se dará luta. Pelo menos tem tudo para dar. Falta saber o preço.