Škoda Auto: os números da marca em 2024
A Škoda Auto fechou o ano de 2024 com um aumento de produção de 4,2% relativamente ao ano anterior. No total, o fabricante checo produziu mais de 925 mil veículos globalmente, tendo igualmente fabricado para o Grupo Volkswagen mais de 280 mil sistemas de baterias para modelos híbridos plug-in e elétricos, bem como mais de 1 milhão de transmissões e cerca de 500 mil motores.
As fábricas na República Checa foram as que mais contributo deram para a produção global. A unidade de Mladá Boleslav aumentou a sua produção para 575.000 (+3,4%) veículos em 2024, após a relocalização parcial da produção do Octavia. No ano passado, o Fabia e os atualizados Scala, Octavia e Kamiq, bem como a dupla elétrica Enyaq e Enyaq Coupé – da qual a marca produziu quase 80 mil unidades – saíram igualmente das linhas de Mladá Boleslav.

A fábrica principal da Škoda é também única no Grupo Volkswagen pela sua capacidade de produzir simultaneamente veículos com motores de combustão interna na plataforma MQB e veículos elétricos na plataforma MEB. Esta versatilidade, destacada em comunicado oficial, permitiu igualmente preparar a produção em série para o novo Elroq, da qual a marca quer produzir até 600 unidades por dia.
Já a unidade de Kvasiny produziu um total de 248 mil automóveis, focando-se essencialmente no novo Kodiaq e no Karoq, bem como, mais recentemente, no atualizado Octavia.
Motores, transmissões e baterias
Em termos de produção de motores, saíram de Mladá Boleslav quase 500 mil motores da família EA 211 e 355 mil transmissões manuais MQ 200. Números atingidos no ano em que o fabricante celebrou 125 anos de desenvolvimento e produção de motores, alcançando uma produção total de 15 milhões de unidades.
A linha de produção foi ainda responsável pelo fabrico de 227 mil sistemas de baterias para viaturas elétricas construídas com base na plataforma MEB, não só para modelos Škoda, mas também para os da Volkswagen, Audi, SEAT e CUPRA. Foram igualmente produzidas 53.600 baterias para modelos híbridos plug-in. Desde 2019 e até ao final de 2024, a Škoda Auto tinha já produzido 1 milhão de sistemas de baterias.

Já a fábrica de Vrchlabí – que celebrou 160 anos de operação em 2024 – alcançou uma produção de 710.600 transmissões automáticas DSG de sete velocidades em 2024. Estas caixas de velocidades de dupla embraiagem são utilizadas em automóveis Škoda, bem como noutros modelos do Grupo Volkswagen.
Produção fora da República Checa
A marca checa lidera também as operações do Grupo VW e das suas marcas no mercado indiano. A Índia é, na verdade, a segunda base da Škoda fora do continente europeu e será, também, um verdadeiro centro de exportação que visa aproveitar o potencial de vendas de regiões como o Médio Oriente e a Austrália.
Foram produzidos na Índia um total de 32.800 veículos Škoda em 2024, divididos entre as duas unidades de produção. A unidade de Pune – cuja capacidade de produção foi ampliada em cerca de 30% – fabrica os modelos Slavia e Kushaq e, a partir de dezembro de 2024, também o novo SUV compacto Kylaq, modelo que a marca vê como essencial para se cumprir o objetivo anual de vendas de 100.000 viaturas na Índia até 2026.


Naquele centro logístico são também preparados os modelos Slavia e Kushaq como kits completamente desmontados, os quais serão posteriormente montados numa nova fábrica construída no Vietname, estratégia que é também aplicada no Cazaquistão. Na unidade indiana de Chhatrapati Sambhajinagar (antigamente Aurangabad), prosseguiu, no ano passado, a produção do SUV Kodiaq.
Já a unidade de produção em Bratislava, na Eslováquia, fabrica a mais recente geração do topo de gama Superb. Durante o ano passado, foram ali fabricadas 54.500 unidades. Na China, os modelos Škoda foram produzidos em locais como Changsha, Ningbo e Nanjing. O portefólio de 2024 incluiu os modelos Octavia, Octavia Pro, Kamiq, Kamiq GT, Karoq, Kodiaq e Superb, com uma produção total de 15.200 veículos. Em Solomonovo, na Ucrânia, continuou a produzir-se o SUV Karoq.